Tigre muda presidente para buscar liderança no continente; Pesquisa em Balneário Barra Sul; Luto em São Francisco do Sul; e mais
Em “fato revelante” enviado à Câmara de Valores Mobiliária na segunda-feira (16) a Tigre surpreendeu o mercado ao trocar seu presidente. Ex-Whirlpool e Embraco, o engenheiro Luis Felipe Dau substitui Otto Von Sothen, que ficou no cargo durante 11 anos. Na sua nota, a multinacional joinvilense não explicou o motivo da mudança, mas o presidente do conselho Felipe Hansen antecipou que entre suas missões está “dar mais agilidade” ao processo de conquista da liderança em sistemas de condução de água nas Américas, “buscando maior eficiência e foco nos eixos prioritários de crescimento”.
Segundo mercado
O novo CEO Luis Felipe Dau conhece Joinville por aqui ter morado quando presidiu a Embraco. Já trabalhou e também residiu na Itália e China. Nos últimos quatro anos estava residindo nos Estados Unidos, onde trabalhou na Whirlpool como vice-presidente sênior na área de qualidade de todas as marcas e produtos naquela multinacional, que em abril de 2018 vendeu a Embraco para o grupo japonês Nidec por US$ 1,08 bilhão. Na mensagem do Grupo Tigre, o ex-presidente Otto Von Sothen lembrou que os Estados Unidos são hoje o segundo mercado da Tigre graças à compra da empresa Dura Plastic, sediada na Califórnia.
Pesquisa em Balneário Barra do Sul
A pesquisa do Instituto Síntese revelou que a eleição em Balneário Barra do Sul está sendo disputada entre dois velhos amigos. Na liderança o ex-prefeito Ademar Borges (PSD) com 38%. Seu ex-secretário Antônio Borba (MDB) teve 26,5% na pesquisa estimulada. Os candidatos Vital da Zenan (PSDB) teve 5,75% e Quintino do PT 1,15%. Não sabem ou não opinaram 13,25%. A pesquisa foi registrada no TRE/SC sob o número 06387/2024.
Bolsonaro não virá a Joinville
Depois de muitas especulações sobre seu roteiro em Santa Catarina, Jair Bolsonaro decidiu não visitar Joinville nesta campanha eleitoral. Ontem (17) à tarde, aconteceu a definição: aconselhado pelo PL catarinense, o ex-presidente foi convencido a escolher Criciúma em detrimento de Joinville. Afinal, valeu a posição da deputada federal Júlia Zanatta de Criciúma, onde a eleição está muito disputada e o candidato do PL caiu nas pesquisas. Quem deve estar lamentando é o dono do restaurante Arena Grill, que recebeu há dois dias uma encomenda de 200 almoços amanhã (19). E o próprio candidato Sargento Lima.
Luto em São Francisco do Sul
Um dos personagens históricos do Porto de São Francisco do Sul faleceu na noite de terça-feira (17). Conhecido como Comandante Zera, Carlos Alberto de Oliveira foi o primeiro “prático” da Marinha Brasileira a atuar no porto local. Neto de faroleiro, Zera nasceu em uma das ilhas de São Francisco do Sul e sempre trabalhou no mar. Deixa dois filhos, Júnior, um próspero empresário local e Luiz Zera, também empresário e ex-prefeito do município. Por 57 anos trabalhou como prático, que é o profissional credenciado pela Marinha Brasileira para orientar os comandantes de navio a atravessarem a Baía da Babitonga com segurança.
Renovação
A previsão é de uma grande renovação na Câmara de Vereadores de Araquari. Esta Legislatura aprovou um aumento do IPTU que foi muito criticado pela população. Vereadora de oposição, a candidata Kátia Cardoso da Silva (MDB) promete que vai revisar o reajuste caso se eleja. Em Joinville, a renovação não deve ser considerável. A grande maioria dos atuais vereadores concorre à reeleição, exceto Maurício Peixer (PL), que preferiu esperar uma vitória de um deputado estadual de sua bancada em 6 de outubro para assumir a ALESC em janeiro do próximo ano.
Curtas
- Notada a ausência do deputado federal Zé Trovão (PL) na campanha de Joinville.
- Outra ausência comentada é a do também deputado federal Darci de Matos (PSD) na campanha de Adriano Silva (NOVO). Afinal, seu partido está na aliança de reeleição do prefeito. Ambos foram adversários no segundo turno em 2020.
- Agenda distribuída pela assessoria do candidato a prefeito de Joinville Luiz Cláudio Gubert (MDB) na última terça-feira: manhã na faculdade de direito da Católica; à tarde contato com candidatos a vereador e à noite novamente na faculdade de direito.
- Faltando pouco mais de duas semanas para as eleições, neste dia Gubert lecionou na faculdade de direito pela manhã e à noite.
- Depois das joinvilenses Orbenk e Selbetti, o JEC conseguiu mais um patrocinador, a rede Komprão, que pertence ao Grupo Koch. Os valores não foram divulgados.
- A partir de amanhã (19) a joinvilense Marilisa Boehm (PL) assume interinamente o governo do Estado. A vice-governadora permanece no cargo até o final do mês.
- Aniversariando nesta quarta-feira (73 anos) o jornalista João Francisco da Silva. Natural de Gaspar, Chico trabalhou na imprensa escrita em Blumenau (JSC), Florianópolis (O Estado) e em Joinville como editor do jornal A Notícia.
Frases
- “ Nos últimos 11 anos a Tigre dobrou de tamanho, consolidou sua liderança e abriu novas avenidas de crescimento, como o saneamento no Brasil”, disse Felipe Hansen, presidente do Conselho da Tigre em mensagem à CVM.