Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates; será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar! Qualquer problema, favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

Estado apresentou mais 12 mil postos de trabalho – Imagem: Ricardo Wolffenbüttel

Santa Catarina registrou a criação de 12,1 mil postos de trabalho formais no mês de julho, ocupando a terceira posição entre os estados com maior geração de empregos. A indústria foi responsável por 34% de todas as vagas criadas no período, com 4.126 empregos formais.

No acumulado dos sete primeiros meses do ano, foram geradas 108 mil vagas no estado, com a indústria destacando-se como o setor econômico com o maior saldo de empregos em 2024, acumulando 51 mil postos (48%), de acordo com dados do CAGED. “A indústria mantém seu papel fundamental para a geração de riqueza no estado, movimentando o mercado de trabalho e alavancando o crescimento dos demais setores da economia. Nossa indústria de transformação se destaca no cenário nacional”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Mário de Aguiar.

Na liderança da atividade industrial no mês, o setor da construção gerou 849 empregos, incentivado por juros mais baixos. Boletim do Observatório FIESC aponta que, nesse segmento, a atividade de serviços especializados para construção registrou saldo de 683 novas vagas e a de construção de edifícios gerou 298 empregos em julho. Na cadeia produtiva da construção, esse movimento incentivou a fabricação de artefatos de concreto, cimento e gesso, contribuindo para a geração de 116 novos postos de trabalho na indústria de minerais não metálicos.

Outro segmento favorecido pela queda da Selic foi a indústria de máquinas e equipamentos, que registrou saldo positivo de 623 postos formais de trabalho no mês. Dentro dessa atividade, destacou-se a fabricação de tratores e máquinas e equipamentos para agricultura e pecuária, com geração de 181 vagas. A atividade de manutenção e reparação de máquinas e equipamentos foi responsável pelo saldo de 173 novos empregos.

Também refletindo as condições de acesso ao crédito mais favoráveis, a indústria de equipamentos elétricos registrou abertura de 348 vagas em julho. O desempenho teve a contribuição do aquecimento da demanda interna, com o aumento das vendas de eletrodomésticos, além da exportações de motores e transformadores elétricos.

Fundo eleitoral

A Bancada Estadual do PL pediu ao governador Jorginho Mello (PL), o direito de indicar valores do fundo eleitoral para candidatos de suas preferências. O pedido partiu após os deputados ficarem sabendo que Jorginho destinou uma parcela para a Bancada Federal destinar para alguns candidatos. O governador ainda não deu uma resposta definitiva sobre a possibilidade de abrir mão de um percentual para deixar os estaduais fazerem a indicação.

Para acalmar

Souza foi nomeado no Badesc após críticas a Topázio – Imagem: Bruno Collaço

O ex-deputado estadual Bruno Souza (PL), após ter sido preterido pelo prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), para compor de vice, começou a fazer uma série de ataques ao pessedista. Para tentar dar um basta às críticas, o governador Jorginho Mello (PL), apoiador de Topázio, deu um cargo para Souza no Comitê de Auditoria Estatutária do Badesc. A informação foi passada por uma fonte ligada ao Governo do Estado, que relatou que os membros do comitê, se reúnem algumas vezes no ano, porém, o salário é mensal. Também segundo a fonte, o convite a Bruno Souza seria um pedido de Topázio diretamente a Jorginho, para barrar as postagens contra ele. Resta saber, se o ex-deputado dará uma segurada, ou, se passará por cima do pedido de paz feito pelo governador e seguirá com as fortes críticas.

Eduardo com Guidi

Guidi foi ao encontro de Eduardo e Júlia – Imagem: Mari Salvador

O candidato a prefeito de Criciúma Ricardo Guidi (PL) foi ao encontro do deputado federal, Eduardo Bolsonaro (PL) e da deputada Júlia Zanatta (PL) em Morro da Fumaça. O filho 03 do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não foi a Criciúma, mas fez roteiro em outras cidades do Sul do estado. Durante a conversa, Guidi pediu a Eduardo que confirme a visita de Bolsonaro a Criciúma, pois, segundo ele, será importante para a sua campanha.

Direita

Júlio Garcia em clara direta para Guidi – Imagem: Divulgação

Para muitos pareceu uma indireta, mas para quem acompanha o cenário de Criciúma, a fala do deputado estadual Júlio Garcia (PSD) ontem a noite em Tubarão, foi uma clara direta ao deputado Ricardo Guidi (PL), que disputa a Prefeitura de Criciúma. Ao se dirigir a Eduardo Bolsonaro (PL) que foi acompanhar o lançamento da candidatura de Estêner Sorato Júnior (PL) a prefeito e de Denis Matiola (PSD) a vice, Garcia apontou alguns nomes como “bolsonaristas de cruz na testa”, a exemplo da deputada federal Júlia Zanatta (PL) e do deputado estadual Jessé Lopes (PL), além da prefeita Dalvânia Cardoso (PL) de Içara, e Clésio Salvaro (PSD). “Na época de eleição. Sempre tem os aproveitadores”, Disse o parlamentar, em claro recado a Guidi.

Imbróglio na Câmara

A decisão do TRE sobre quem tem direito à vaga do falecido vereador Gabriel Meurer, o Gabrielzinho (PL) ainda vai dar o que falar. Empossada na sequência da perda do liberal, Noemi Leal (UB) agora perdeu a cadeira para Mônica Duarte (Podemos). O desembargador Sérgio Graziano destacou que a decisão que retirou o mandato de Noemi cria conflito de jurisprudência, pois um caso semelhante ocorrido em Mafra, manteve o mandato com o legislador que fez mais votos, mesmo que tenha trocado de sigla na janela partidária. A decisão do TRE catarinense foi por 4 a 3, prevalecendo o voto divergente da presidente da corte Maria do Rocio.

Outros casos

Em Florianópolis, dois outros vereadores não tiveram seus mandatos questionados, mesmo quando trocaram de partido. Bruno Becker trocou o PL pelo PSD e mesmo assim manteve a cadeira de Maikon Costa (Progressistas) que teve o mandato cassado, assim como Jeferson Backer trocou o PSDB pelo MDB, após ter herdado o mandato de Ed Pereira (UB) que renunciou para concorrer a deputado federal em 2022. A defesa de Noemi Leal (UB) já entrou com recurso junto ao TSE.

Impugnado

O ex-prefeito de Lages, Elizeu Mattos (MDB), teve a sua candidatura impugnada pelo juiz eleitoral, Antônio Carlos Junckes dos Santos. Ele atende a um pedido do Ministério Público Eleitoral que pediu o reconhecimento da inelegibilidade. A decisão, teve como razão a renúncia do então prefeito Elizeu, em outubro de 2016, durante a tramitação de procedimento de impedimento instaurado pela Câmara de Vereadores.

Multa

A candidata à Prefeitura de São José, Adeliana Dal Pont (PL), foi multada em R$ 5 mil pela Justiça Eleitoral, por impulsionar postagens com ataques ao prefeito Orvino de Ávila (PSD). A postagem patrocinada pela campanha de Adeliana criticava um projeto de Orvino que prevê a construção de um Complexo Hospitalar no Sertão do Maruim. De acordo com a decisão judicial, promover publicações pagas contra adversários caracteriza propaganda eleitoral irregular.

Inteligência

Ulisses destacou os resultados do CyberPC – Imagem: Divulgação

O Sistema CyberPC da Polícia Civil é referência nacional. O delegado-geral Ulisses Gabriel, em entrevista a uma emissora de abrangência em todo o país, falou sobre o sistema implementado em agosto do ano passado, e que tem identificado ameaças na internet, como em redes sociais, ou fóruns online. De acordo com Gabriel, foram identificados 38 planos de ataque apenas em Santa Catarina. A ideia de criar o sistema, partiu do ataque cruel a creche de Blumenau quando um criminoso matou quatro crianças e feriu outras.

Capilaridade

Além de Santa Catarina, o Sistema CyberPC da Polícia Civil já identificou ameaças em São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Rio Grande do Sul, Pará e Distrito Federal. O sistema também localizou quatro episódios no exterior: em Portugal, México, França e Itália. Nos quatro países, a força policial emitiu alertas às autoridades estrangeiras. Na Itália, por exemplo, foi identificada uma ameaça a uma escola na Toscana. A Polícia Civil entrou em contato com as autoridades italianas que atuaram contra o suspeito. O trabalho é visto como referência no país. O sistema impediu um atentado no Museu de Arte de São Paulo (MASP), quando foi identificado um plano para explodir um artefato no local. A Polícia paulista foi acionada e impediu o ataque. 

População de SC

O IBGE divulgou os dados populacionais do país. Santa Catarina chegou a 8 milhões de habitantes, com crescimento de 5,89% em comparação com o último levantamento, realizado em 2022. A média nacional ficou em 4,68% de aumento populacional. O estado teve o oitavo maior crescimento populacional do país e o maior da região Sul. O Rio Grande do Sul aumentou em 3,19% e o Paraná, em 3,32%, o que deixa Santa Catarina estabilizado como o décimo estado mais populoso do Brasil. Em comparação com o ano passado, quando eram 7.610.361 moradores, a população do estado cresceu 5,89%.

Cidades

A cidade mais populosa do estado segue sendo Joinville, que passou de 616 mil para quase 655 mil habitantes. A capital, Florianópolis, aparece em segundo lugar, com 576 mil pessoas, contra 537 mil no levantamento anterior. Blumenau aparece em terceiro, com mais de 380 mil moradores. No outro extremo, a cidade com menos habitantes é Barra Bonita, no Oeste do estado. O município conta com apenas 1.662 moradores, pois teve uma queda de 0,36% da sua população desde o último levantamento.

Crime contra as mulheres

A 1ª Promotoria de Justiça de Barra Velha instaurou uma notícia de fato para apurar o possível crime de discriminação contra atuais candidatas às eleições municipais de Barra Velha. Um homem, morador do município, teria gravado e divulgado um áudio com expressões de intolerância, constrangimento e humilhação às candidatas. O conteúdo foi divulgado por um jornal da região. No áudio, o homem teria dito “Há uma possibilidade bem remota (…) que vai entrar uma [mulher na vida pública]”. “Nada contra, é uma opinião minha, mas é, assim, muito difícil, assim, vai entrar lá com a calcinha no joelho, entendeu? Barra Velha não elege mulher. A nossa retrospectiva mostra isso”, teria seguido. “Pode ser que eleja, bom, tomara que eleja, independente do partido, mas é muito difícil, muito. Como eu falei, com a calcinha no joelho talvez ponha uma”, teria completado. o Promotor de Justiça Francisco Ribeiro Soares remeteu a notícia de fato para que a Delegacia de Polícia Civil avalie a instauração de um procedimento para apurar o possível crime.