MDB pode perder a prefeitura de Jaraguá do Sul
Internado no Hospital Albert Einstein em São Paulo, o prefeito Jair Franzner (MDB) vai se submeter a uma delicada cirurgia no coração. Inflamação nos rins teria evoluído para o problema cardíaco e, por isso, a necessidade de colocação de uma válvula. Ao confirmar a informação, uma fonte do MDB acrescentou que “por enquanto” a candidatura à reeleição está mantida, mas admitiu que “dificilmente” o prefeito retomará sua campanha nas ruas. Como Franzner assumiu o cargo com a renúncia de Antídio Lunelli – eleito deputado estadual – não há vice-prefeito. A sucessão natural seria o presidente da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, Luiz Gadotti (MDB), que declinou porque é candidato à reeleição. Assim, o terceiro na sucessão é o procurador-geral Benedito Carlos Noronha assumiu interinamente a prefeitura.
Coelho na cartola
Caso decida não concorrer à reeleição, Jair Franzner deixa seu partido numa situação preocupante. Além de não ter um nome à altura para substituí-lo, Jair liderou a última pesquisa divulgada pelo portal OCP e sua administração recebeu 68% de aprovação (ótima e boa). “A não ser que o partido tire um coelho da cartola, o MDB perde o comando da prefeitura onde está desde 2017”, avalia o colunista Celso Machado (JDV). Uma situação inusitada para um partido que tem na cidade da WEG o deputado federal Carlos Chiodini (candidato a prefeito em Itajaí) e o ex-prefeito e deputado estadual Antídio Lunelli.
Redes sociais
O Instagram é uma das redes sociais mais acessadas em Joinville e com grande aceitação pelos jovens. Levantamento feito pela coluna na última segunda-feira (19) comprova que a maioria dos candidatos a prefeito de Joinville está subestimando o poder de alcance do Instagram. Os dois candidatos com os menores números de seguidores foram os que decidiram entrar na disputa há pouco tempo. Luiz Cláudio Gubert (MDB) possui 1.327 seguidores e Carlito Merss (PT) 1.863. O líder disparado em número de seguidores é o prefeito Adriano Silva (NOVO) com 128 mil. Sargento Lima (PL) está em segundo com 43,7 mil e Rodrigo Bornholdt (PSB) em terceiro com 3.948 seguidores.
Expoinovação 2024
Depois da Expogestão, Joinville recebe a Expoinovação em setembro no Centro de exposições Edmundo Doubrawa, ao lado do Centreventos Cau Hansen. Três palestrantes confirmados nos dias 11 e 12: Miguel Abuhab fundador da Datasul e Neogrid; o geofísico e youtuber Sérgio Saconi e o empreendedor Alfredo Soares. Outra atração do evento será uma conversa com representantes de três “bigtechs” de Joinville: Conta Azul, empresa fornecedora do principal ERP de gestão financeira em nuvem do Brasil; Asaas, fintech que oferece soluções para gestão de cobranças, antecipação de recebíveis, entre outras e a Selbetti, maior provedora de soluções em tecnologia do Brasil.Três exemplos que Joinville também é um polo de tecnologia.
Curtas
- O treinador de futsal João Carlos Barbosa (Banana) trocou o interior do Paraná (Marreco Futsal) por uma equipe do Kuwait. O joinvilense já tem passagens por times de futsal da Espanha, Cazaquistão e Rússia.
- Cassiano Klein deixou o JEC Futsal para assumir o Benfica de Portugal.
- A coreana LG confirmou que sua nova fábrica no Brasil será no Paraná. Garuva (SC) era a segunda opção para receber este investimento de R$ 1,55 bilhão.
Luiz veríssimo
Veja mais postagens desse autor