O prefeito é cassado, mas continua candidato; Detran será dirigido por um coronel; se reeleito, Adriano ficaria os quatro anos; e mais
O Tribunal Superior Eleitoral reformou a decisão do Tribunal Regional Eleitoral e cassou o mandato do atual prefeito de Itapoá, Jeferson Garcia (PSD). Antes condenado apenas por multa pelo TRE/SC, ele perdeu o mandato que exercia desde dezembro de 2022 como vice-prefeito de Marlon Neuber, preso por corrupção na época e que depois renunciou. Na campanha de 2020, ambos foram processados por abuso de poder político e econômico. Na decisão do TSE, Neuber teve seus direitos políticos cassados, mas os de Garcia foram mantidos. Assim, ele deixa o cargo, mas continua candidato a prefeito em 6 de outubro. Uma nova eleição indireta será realizada na Câmara de vereadores para este “mandato tampão”.
Detran de Joinville será dirigido por um coronel
Uma nova fase no Detran de Joinville começa em breve. Primeiro com a mudança para um novo e amplo espaço mais próximo do centro e em seguida com a nomeação do Coronel PM Márcio Leandro Reisdorfer. Ele assumiu a 5ª Região Militar da PM em maio de 2022 e assim que ingressar na reserva da Polícia Militar assumirá o cargo a convite (e aceito) do atual presidente da autarquia Kennedy Nunes. A mudança de sede também resultará na devolução de cinco policiais civis que estão trabalhando. “O governador quer que eles voltem para investigação”, disse Kennedy Nunes.
Decisão já tomada: se for reeleito, Adriano permanece por quatro anos.
Muitos analistas acreditam, com inteira razão, que os vencedores de 6 de outubro exercerão papel importante na sucessão estadual em 2026, principalmente na formação do grupo que disputará a eleição contra Jorginho Mello. Em Joinville, um fato novo. Mesmo reeleito, o prefeito de Joinville não irá disputar a eleição de 2026, nem mesmo para o Senado da República, garante o ex-deputado estadual Sérgio Silva, tio do prefeito. Contudo, em razão do PSD estar na sua aliança à reeleição, Adriano Silva estaria mais próximo do grupo que disputará o governo do estadual contra Jorginho Mello em 2026, liderado pelo PSD. Em Blumenau, o partido NOVO também está aliado com o PSD na disputa pela prefeitura.
Orientação social do candidato?
Um fato curioso na ficha dos cinco candidatos a prefeito de Joinville. Na apresentação deles, além do nome, raça, estado civil, local de nascimento etc…somente no espelho do candidato Carlito Merss (PT) consta o registro sobre informação de “orientação sexual”. Nos demais apenas estado civil. A resposta do candidato do PT foi heterosexual e estado civil casado.
Um exemplo de radialista
Pastor Fabiano recebeu sexta-feira a sua credencial de imprensa do Sindirádio-TV Norte de Santa Catarina. Ele perdeu 100% da visão e continua trabalhando na Rádio UPV Unidos Para Vencer, de propriedade de uma denominação religiosa. O pastor edita, grava, opera e transmite seu programa. Pertencente à Assembleia de Deus, o Pastor Fabiano tem seu estúdio no residencial Trentino II, bairro Boehmerwald.
2º Tabelionato de Notas em São Bento do Sul
Instalado oficialmente na tarde de sexta-feira (16) o 2º Tabelionato de Notas de São Bento do Sul. A solenidade de instalação foi feita pelo Diretor da Comarca, Juiz Marcus Alexsander Dexheimer. A tabeliã titular é a bacharel em direito pela UFSC Karine Stier Vieira, filha do advogado joinvilense Rudi Vieira.
Curtas
- A primeira doação de campanha de Adriano Silva foi de R$ 100,00. O doador é Rodrigo Rossetti Pessoa, gerente da secretaria de governo da Prefeitura de Joinville.
- Neste domingo o clássico América e Caxias no estádio do América, que deverá receber recorde de público do campeonato da 1ª Divisão da Liga Joinvilense de Futebol. Se perder, o América será rebaixado para segunda divisão e o Caxias seguirá na disputa nos play-offs.
- As duas equipes mantêm torcedores desde antes da fusão em 1976, a qual resultou no único time profissional de Joinville (JEC).
- A dupla Marcelo & Sidney completam três anos de atuação. Eles receberão amigos para um show na Recreativa Redalwo (Joinville). Antes, almoço com paella e galinha caipira.
- No mesmo local, dia 8 de setembro, a comemoração de 25 anos do programa Encontro Com a Imprensa na TV, produzido e apresentado pelo colunista. Almoço com costela de chão e acompanhamentos.
- No Centro de Eventos da Igreja Assembleia de Deus na Estrada Arataca (Bairro São Marcos) acontece neste sábado à noite o Congresso Internacional de Missões Siloé.
Frases
- “O governador fez uma sondagem, mas eu disse que não podia porque já tinha dado minha palavra ao Sargento Lima” disse Kennedy Nunes na gravação do programa Encontro com a Imprensa na TVBE/Joinville (domingo às 22 horas) sobre um convite para ser candidato em Joinville.
- “Ele não vai concorrer na eleição de 2026 e vai cumprir os quatro anos de mandato” disse o ex-deputado estadual Sérgio Silva, tio do prefeito de Joinville Adriano Silva (NONO) ao participar do mesmo programa que é produzido e apresentado pelo colunista há 25 anos.