Ex-juiz do TRE e presidente da OAB-SC recebem título de cidadão catarinense
A Assembleia Legislativa promoveu, na noite desta segunda-feira (12), uma sessão solene para conceder o título de cidadão catarinense ao ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), Rodrigo Fernandes, e à presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Santa Catarina (OAB-SC), Cláudia da Silva Prudêncio, e por suas contribuições ao estado.
A solenidade aconteceu no plenário da Assembleia Legislativa e contou com a presença do governador do Estado, Jorginho Mello (PL) e do deputado Ivan Naatz (PL), além de representantes de poderes e órgãos públicos e de integrantes de diversas subseções da OAB-SC.
Na abertura, o deputado Maurício Eskudlark (PL) se disse grato pela iniciativa de homenagear o advogado Rodrigo Fernandes, paranaense de nascimento, por sua atuação em favor dos catarinenses.
“O senhor é um catarinense desde sempre, que orgulha a nossa gente, o nosso estado, a nossa Justiça”, disse.
Por sua vez, o deputado Volnei Weber (MDB), que foi o proponente da outorga do título à gaúcha Cláudia da Silva Prudêncio, a definiu como uma “catarinense de coração”, por ter escolhido Santa Catarina “para morar, para lecionar, para advogar” e também para a defender, “como se essa terra sempre tivesse sido sua”.
Ele disse ainda que a dirigente conduz de forma exemplar o cargo de presidente da OAB-SC, visitando rotineiramente as subseções da entidade no estado e representando Santa Catarina em âmbito nacional.
Da parte dos homenageados, Rodrigo Fernandes declarou estar “grato e feliz” pelo título, que, de acordo com ele, confirma o sentimento de pertencimento que tem por Santa Catarina. Ele também atribuiu ao estado as grandes conquistas que teve na vida.
“Santa Catarina é um estado maravilhoso, onde pude fincar as minhas raízes, forjar o meu caráter, foi onde eu conheci os meus melhores amigos, me eduquei, conheci a minha amada esposa, onde eu tive os meus três filhos maravilhosos e onde eu consegui desenvolver a minha profissão e conquistar basicamente tudo o que eu tenho”.
Já Cláudia da Silva Prudêncio, afirmou que sua história de vida é semelhante à de outras pessoas que vieram morar em Santa Catarina e que, de pronto, foram bem recebidas, o que as fez sentirem-se em casa desde o primeiro dia.
Neste sentido, ela definiu o título de cidadã catarinense como sua maior conquista pessoal.
“Deus mostra todos os dias que o caminho trilhado com amor, com dedicação, faz com que possamos hoje, sim, estar recebendo esta honraria, que é a maior honraria da minha vida, ser cidadã catarinense, que é um estado que eu amo.”
Encerrando os pronunciamentos da noite, o governador Jorginho Mello observou que a sessão acontece no dia posterior ao que se comemora o Dia do Advogado, e que se sente privilegiado por também integrar a profissão e ser associado à OAB-SC.
Ele também se disse honrado por ter sancionado as leis que concedem os títulos à Cláudia da Silva Prudêncio e Rodrigo Fernandes.
Por fim, Jorginho disse que sente orgulho de ser governador de um estado que “apaixona” a todos os que o conhecem e desejou felicidades aos homenageados, instando-os a continuarem trazendo boas contribuições à sociedade catarinense.
Os homenageados
Natural de União da Vitória, Paraná, o advogado Rodrigo Fernandes, possui pós-graduação em Direito do Estado e mestrados em Ciências Jurídicas e Direito Ambiental e Sustentabilidade. Atualmente também se dedica a uma pós-graduação em Direito Médico pelo Verbo Jurídico.
Atuou como professor de Direito em cursos de graduação e pós-graduação e também foi nomeado juiz titular do Pleno do TRE-SC, biênio 2019/2021. Atualmente é sócio de um escritório de advocacia.
A atual presidente da OAB-SC, Cláudia da Silva Prudêncio é natural do município de Torres, no Rio Grande do Sul. Possui especialização em Direito Societário e Empresarial e entre a advocacia e a atuação na Ordem, também leciona em cursos de graduação e pós-graduação em diversas instituições de ensino superior do estado.
Na OAB-SC possui passagens na Secretaria-Geral Adjunta, na Comissão Estadual de Direito Empresarial, na Comissão Estadual da Mulher Advogada. Também atuou como ex-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina e na Comissão Nacional da Mulher Advogada. É sócia de um escritório de advocacia.
Veja mais postagens desse autor