Cresce a confiança dos empresários catarinenses; Crise no PL no Vale do Itajaí; Convite para coletiva levanta rumores sobre possível desistência de Marquito, entre outros destaques
Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates; será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar! Qualquer problema, favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148
A confiança do empresariado catarinense cresceu 1% em julho, após seis meses em queda. Os dados são da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio).
A maior intenção de investimento na contratação de funcionários e no próprio negócio impulsionou o crescimento. Com a alta, o cenário voltou a ficar otimista entre os varejistas.
Outro ponto positivo foi o aumento de 0,4% na satisfação em relação às condições atuais, interrompendo três meses consecutivos de queda. Pelo lado negativo, houve deterioração das expectativas, que caíram 1,4% em julho, principalmente em relação ao comércio (-2,9%) e ao próprio negócio (-1,1%).
Esclarecimento
Divulguei na noite de ontem que o ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) sinalizou que virá ao estado em setembro para visitar alguns municípios durante a eleição. As duas únicas cidades que me foram informadas são Florianópolis e Joinville. As demais ainda não foram definidas, ou a fonte não quis antecipar. Alguns leitores de Criciúma, Blumenau, Balneário Camboriú e Chapecó questionaram o motivo de esses municípios não terem sido citados. A resposta: não foram mencionados pela fonte, portanto, só posso divulgar os locais que me informaram. Se eu tivesse divulgado outros, estaria inventando, e por respeito a vocês, isso não será feito. Assim que outras cidades forem confirmadas, informarei, assim como a agenda do presidente Lula (PT), caso ele venha ao estado durante o período eleitoral.
Dor de cabeça
Lideranças do Partido Liberal no estado anunciaram que seguirão o mesmo posicionamento da deputada estadual Ana Caroline Campagnolo sobre Navegantes. A decisão de Ana fragiliza a posição do deputado federal Jorge Goetten, que, mesmo presidindo o Republicanos, interferiu no PL local e não permitiu que o partido indicasse o vice do prefeito Libardoni Fronza (PSD). Já estava tudo certo para que a vereadora bolsonarista Lú Bittencourt fosse indicada para compor com Fronza. O resultado é que, dos 11 pré-candidatos à Câmara, sete desistiram da disputa para apoiar a reeleição do pessedista, conforme já noticiei. A situação provocou o enfraquecimento do PL em Navegantes e uma bronca pública de Campagnolo em Goetten.
Respingo
A intervenção no PL de Navegantes teve seus respingos em Itajaí, onde o partido vai de chapa pura. Itajaí é terra do deputado federal Jorge Goetten, presidente estadual do Republicanos, mas que goza de muita força entre os liberais, tanto que foi ele quem bancou a candidatura de Robson Coelho. Internamente, uma deputada chegou a dizer: “Por que não foi ao palanque do Lula no Contorno Viário, já que estragou o nosso partido?”, provocou. O fato é que a pressão cai sobre Coelho, candidato de Goetten, que tem como vice Rubens Angioletti, indicado pela deputada Ana Campagnolo (PL), que o queria na cabeça da chapa. A fratura entre os comandos está exposta. Resta saber se poderá interferir no pleito de Itajaí.
Novidade?
Algo está ocorrendo na pré-campanha do deputado estadual Marcos Abreu, o Marquito (PSOL), candidato homologado para disputar a prefeitura de Florianópolis. Sua assessoria enviou ontem à noite um aviso de coletiva de imprensa, que acontecerá hoje, “sobre relevante comunicado referente ao processo eleitoral”. A coletiva está marcada para as 15h. Questionado, Marquito me disse que será feito um importante anúncio, mas se negou a adiantar o conteúdo. A coletiva levantou algumas especulações, inclusive sobre a possibilidade de desistência do parlamentar de disputar a eleição.
Movimento estranho
Depois de não comparecer às convenções de seus colegas de partido, o prefeito João Rodrigues (PSD) em Chapecó e Vaguinho Espíndola (PSD) em Criciúma, o prefeito de Florianópolis Topázio Neto (PSD) foi ao evento do PL Mulher em São José e posou ao lado do pré-candidato a vice de Adeliana Dal Pont. Aos poucos, Topázio vai se isolando. Resta saber como será recepcionado no PL. O governador Jorginho Mello (PL) parece ter o controle de um prefeito que está cada vez mais disposto a se esconder no Centro Administrativo e somente se movimentar para onde for autorizado.
Beto na CCJ
O senador Beto Martins (PL) estará durante os quatro meses de mandato no Senado na Comissão de Constituição e Justiça. Martins foi indicado pela liderança do Partido Liberal. Nos próximos dias, o senador catarinense deverá participar de debates sobre a Reforma Tributária. A bancada do PL tem na CCJ, além de Beto Martins, Flávio Bolsonaro, Magno Malta e Marcos Rogério.
Cidadão catarinense
O presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, e a presidente da OAB em Santa Catarina, Cláudia Prudêncio, recebem hoje na Assembleia Legislativa o título de Cidadão Catarinense. A solenidade acontecerá a partir das 19h. A homenagem é uma iniciativa dos deputados estaduais Ivan Naatz (PL) e Volnei Weber (MDB). Cláudia é gaúcha e Beto, amazonense. O vice-presidente nacional, Rafael Horn, e o governador Jorginho Mello (PL) confirmaram presença.
Contorno Viário
Para o presidente da Fiesc, Mário de Aguiar, a abertura ao tráfego do Contorno Viário da Grande Florianópolis no trecho norte da BR-101 traz alívio a um dos principais corredores logísticos do Brasil, responsável pelo transporte de mercadorias da região Sul para os demais estados brasileiros e pela mobilidade de pessoas pelo litoral. Segundo ele, estratégico para o setor produtivo por seu acesso a portos e a grandes mercados consumidores no Brasil e no exterior, o corredor rodoviário litorâneo de Santa Catarina também é essencial para o desenvolvimento de atividades como o turismo. “Superado este desafio, Santa Catarina precisa enfrentar os demais gargalos logísticos que tem pela frente. E são muitos, não só na BR-101, mas também nas demais rodovias e modais de transporte”, completa.
Comportamento louvável
A vice-governadora Marilisa Boehm (PL) deu um bom exemplo de civilidade ao participar do ato de inauguração do Contorno Viário da Grande Florianópolis. Vale lembrar que não é a primeira vez que ela cumpre esse papel com um comportamento à altura de seu cargo. Com certeza, Marilisa sai maior.
Veja mais postagens desse autor