Foto: CCR Aeroportos/Divulgação

Neste primeiro semestre do ano, 239.794 passageiros embarcaram ou desembarcaram no Aeroporto Carneiro de Loyola em Joinville. A movimentação foi 17% superior ao mesmo período do ano passado, segundo dados fornecidos pela concessionária CCR Aeroportos ao site Aeroin e publicado na última quarta-feira (7). É um número modesto porque apenas duas companhias (Latam e Azul) operam em Joinville e com apenas dois destinos dentro do estado de São Paulo – Campinas e Guarulhos. De segunda a sexta-feira, partem de Joinville três voos noturnos, sendo um da Latam para Guarulhos (SP) e dois da Azul para Viracopos. Não há opção para Congonhas, que fica próximo ao centro de São Paulo. Há três desembarques vindos destes destinos, também no início da noite. Vale registrar que a Gol não está operando em Joinville. Há um voo da Latam para Porto Seguro (BA) que custa em média R$ 1.800,00 com 7h20m na ida e 4h45 na volta, com escalas.

Pouco movimento

O principal motivo das poucas opções é o preço dos bilhetes, uma questão de oferta e procura. É muito mais econômico se deslocar de ônibus para São José dos Pinhais (PR) e embarcar de lá para São Paulo e outras conexões. Parte (ou a maior delas) do movimento do aeroporto de Joinville é o voo corporativo. Ontem (8) levantamento feito no maior portal de compra de bilhetes apontava um voo para Guarulhos com valor superior a R$ 1 mil no dia 1 de setembro.

Aeroclube demolido

No mês passado, foram demolidos os dois prédios do antigo Aeroclube de Joinville, ambos abandonados há anos. No local, surgiu o aeroporto de Joinville em 1942 a 15 km do centro, próximo a uma extensa região de mangue na época. Em 1964, o terreno foi doado ao Ministério da Aeronáutica e em 1972 foi construído o primeiro terminal de passageiros.

Acordo Tupy e JBS

Informação divulgada pela agência Reuters esta semana revela que a TUPY SA anunciou um “memorando de entendimentos” com a Seara para o desenvolvimento de uma fábrica de fertilizantes “organomineral” em Santa Catarina. A multinacional com sede em Joinville não forneceu mais detalhes sobre o investimento com a JBS, proprietária da Seara, mas revelou que a fábrica vai produzir biometano e CO2, além de fertilizantes a partir de resíduos de suinocultura e avicultura.

Republicanos x Republicanos

A convenção válida em Itapoá | Foto: Redes sociais

Ao contrário do que aconteceu em outros municípios, como Navegantes, a manobra da executiva estadual para impedir que a sigla se aliasse ao prefeito Jefferson (Jefinho) Garcia fracassou na Justiça Eleitoral. Esta semana, por unanimidade (7×0) o TRE anulou a ata da convenção paralela dos Republicanos organizada pelo presidente do diretório regional, deputado federal Jorge Goetten para levar o partido a apoiar a candidatura de Tiago de Oliveira (PL) e de seu candidato a vice Geraldo Webber (PSDB).

Otimismo (I)

Algumas lideranças do PL de Joinville fizeram uma estimativa de votos dos demais candidatos de oposição ao prefeito Adriano Silva e concluíram que haverá segundo turno e tudo poderá acontecer. “Será como uma decisão de pênaltis”, lembrou um liberal. Entre os fatores de otimismo está o apoio dos servidores públicos – fortalecendo Carlito Merss – e o “mau atendimento” na saúde. No percentual de votos entre os candidatos foi atribuído ao PT 13%, levando em consideração a votação de Décio Lima para governador no município. Claro que Sargento Lima disputaria o segundo turno com um percentual superior a 25%.

Otimismo (2)

Não há muita informação e nenhuma manifestação por parte do prefeito Adriano Silva (NOVO), candidato à reeleição, mas também se pode perceber otimismo sobre a eleição ser definida no primeiro turno. Muitas obras na Zona Sul, inauguração de duas pontes (uma já liberada ao trânsito e outra entregue no máximo até setembro) e uma infantaria respeitável de candidatos a vereador de uma coligação de sete partidos. As obras deverão ser destacadas nos programas eleitorais e nas redes sociais numa produção jamais vista em campanhas passadas.

MDB e PP em Joinville

Qual será a reação da senadora licenciada Ivete da Silveira (MDB) ao subir no mesmo “palanque” de Esperidião Amin (PP) na campanha de Joinville? A coligação entre os dois partidos já foi definida e deve ser anunciada nos próximos dias, conforme a coluna revelou nesta sexta-feira. Afinal, Amin foi o adversário mais ferrenho do ex-governador Luiz Henrique na política catarinense. LHS fez aliança com o PT e com o PFL de Jorge Bornhausen quando candidato a governador.

Curtas

  • A Festa Nordestina será realizada pela primeira vez em dois dias (7 e 8 de setembro) no Sitio Novo. Já é considerada a segunda maior festa popular de Joinville, só atrás da Festa do Colono na Sociedade Rio da Prata.
  • O nome deveria mudar para Festa Norte/Nordeste, já que vem aumentando a cada ano a migração de paraenses em Joinville. Aliás, a principal atração é o show de uma cantora paraense.
  • Neste sábado completa 37 dias do desaparecimento do idoso de 74 anos que fugiu de madrugada do Hospital Regional de Joinville. Foi visto pelas câmeras de segurança entrando na floresta do Morro do Boa Vista.
  • Feliz Dias dos Pais.

Luiz Veríssimo

Whats: (47) 999644082