Divulgado pelo colunista Marcelo Lula ontem (4) aqui no SCempauta, o MDB terá candidato a prefeito em Joinville. Não será o seu presidente e único deputado estadual do partido, Fernando Krelling, mas o engenheiro-civil, advogado e servidor público municipal aposentado Luiz Cláudio Gubert, que também é professor de Direito em uma faculdade privada em Joinville. O nome foi submetido ao presidente estadual do MDB, deputado federal Carlos Chiodini pelo deputado Krelling na semana passada. Assim, foi cumprida a previsão de ambos de que o partido terá candidato a prefeito em Joinville.

Aval da senadora Ivete

No encontro regional do MDB na última quinta-feira, a senadora Ivete Silveira também foi consultada sobre o nome de Goubert. “É um bom nome. Fui consultada sim. O partido tem que ter candidato a prefeito e o melhor nome seria o do Fernando”, comentou ontem (4) a viúva de Luiz Henrique. Em mensagem à coluna, Krelling afirmou que “não está nada certo”. Na próxima semana, ele, Chiodini e a senadora terão um encontro com o presidente nacional Baleia Rossi. “Faríamos um possível anúncio quando tivesse o aval da executiva nacional”, observou Krelling.

Candidato

Luiz Cláudio Goubert sempre atuou no serviço público, mas em nenhum cargo que tivesse contato direto com a população. Engenheiro-civil concursado da Prefeitura de Joinville optou pela Câmara de Vereadores de Joinville ao passar no concurso de advogado. Voltou à prefeitura como procurador-geral e mais tarde como diretor-geral da Câmara de Vereadores na presidência do vereador Cláudio Aragão (MDB).

Nome natural

Em 2020 ficou em terceiro lugar, ficando distante do segundo lugar por 11.842 votos a menos de Adriano Silva (NOVO). Dois anos depois (2022) foi reeleito com a segunda votação em Joinville (31.841 votos), aproximadamente 10 mil votos a mais do que Ana Campagnolo (PL), que não tem reduto eleitoral na região Nordeste. Seu nome sempre foi lembrado para concorrer novamente a prefeito. Há duas semanas, Krelling dizia que o MDB teria candidato. Todos sabiam que o nome não seria o dele.

Reação

Nenhum filiado do MDB consultados pela coluna acredita que seu candidato será vitorioso, mas a maioria defendeu candidatura própria e todos apontaram o nome de Fernando Krelling. A bancada na Câmara de Vereadores conta com quatro integrantes e apenas um deles (Cláudio Aragão) não apoia o prefeito Adriano Silva (NOVO). Por mais que seja uma pessoa íntegra, bom orador e conhecedor dos problemas do município, um candidato a prefeito precisa de tempo de preparação. Goubert não o terá.

Curtas

  • Hoje às 10 horas a Prefeitura de Joinville inaugura a maior ponte na área central. Ligando os bairros Boa Vista e Bucarein, a nova ponte vai melhorar a mobilidade no centro.

Kataguiri em Joinville

Amanhã (6) MBL (Movimento Brasil Livre) realiza encontro regional em Joinville no Hotel Tannenhof no início da tarde. O deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil) e o vereador do município de São Paulo Guto Zacarias (União Brasil) já confirmaram presença.

  • No evento acontecerá o lançamento da pré-campanha de Matheus Batista (União Brasil) a vereador de Joinville, líder do MBL na região. É apontado como uma surpresa em 6 de outubro.
  • Nota: O vereador não é eleito pela cidade e sim pelo município. Cidade e município são distintos.