Jorginho estará em Blumenau para protocolo de transferência do Complexo do Sesi ao Município
O prefeito Mário Hildebrandt recebeu nesta segunda-feira, dia 1º, a ligação do governador Jorginho Mello confirmando a transferência do Sesi.
O protocolo entre o Governo do Estado, a Federação da Indústria de Santa Catarina (Fiesc) e a Prefeitura Municipal de Blumenau, que celebra a futura transferência do Complexo Esportivo do Sesi para o município, será nesta quinta-feira, dia 4, às 19h na sede do próprio complexo.
“Essa é uma conquista importante para o desenvolvimento do esporte e do turismo de Blumenau. Quero agradecer aqui todos os atores que trabalharam muito para que esse sonho saísse do papel”, comemorou o prefeito.
O local, que fica na Rua Itajaí, no bairro Vorstadt, ficará sob responsabilidade compartilhada das secretarias de Turismo de Lazer (Sectur), Esporte (SME) e de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (Seidep).
A partir de agora, a estrutura será analisada, para ver o que precisa ser feito para colocar à disposição da comunidade. Os detalhes da negociação serão divulgados no evento da quinta-feira, dia 4, que terá a presença do governador do Estado, Jorginho Mello.
Complexo Esportivo Bernardo Wolfgang Werner
Em 4 de dezembro de 1978 foi inaugurado o Complexo Esportivo Bernardo Wolfgang Werner, o Sesi. O terreno foi adquirido e doado pelo município, enquanto a Fiesc se encarregou da construção. Desde então, foram mais de 40 anos marcados por eventos importantes do esporte local, como os Jogos Estudantis da Primavera, partidas do BEC e do Metropolitano, entre outras competições.
O Sesi foi palco ainda de importantes competições estaduais, como os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), e nacionais, com os Jogos da Juventude, em 2019. Em 2016, chegou a sediar os treinos preparatórios de atletas estrangeiros que vieram disputar as Olimpíadas do Rio de Janeiro (RJ).
A proposta de municipalizar o Sesi é um sonho antigo, que se tornou viável a partir de 2021, com a formalização do interesse da Prefeitura no espaço, por meio de ofício enviado pelo prefeito Mário Hildebrandt em 12 de abril de 2021. No mesmo mês, Hildebrandt se reuniu com o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, para garantir um consenso quanto à destinação do espaço. No encontro, ficou decidido que seria criado um grupo de trabalho, composto por representantes de ambas as instituições, visando estudar o futuro do Complexo Esportivo.
Neste ano, o governador Jorginho Mello esteve no Sesi para uma visita técnica, quando ele falou do empenho do Estado na negociação do complexo.
Veja mais postagens desse autor