Reunião regional do MDB em Joinville; Carlito em campanha; Mais um escândalo policial em Barra Velha; e mais
No encontro de Joinville, que reuniu as principais lideranças do partido no Estado, inclusive o presidente da Assembleia Legislativa, Mauro de Nadal, o presidente do diretório municipal, deputado estadual Fernando Krelling voltou a garantir que o partido terá candidato a prefeito no maior colégio eleitoral de Santa Catarina. Só não revelou quem será. A reunião aconteceu quinta-feira à noite.
Todos os presentes de Joinville no encontro já sabem que provavelmente não será ele porque ele não quer. Mas quem será o candidato? Ninguém saberia responder. Participaram também a senadora Ivete Silveira, o secretário de infraestrutura Jerry Comper, o deputado federal Carlos Chiodini (presidente estadual), pré-candidatos a vereador e os coordenadores de Jaraguá do Sul e Mafra.
Carlito em campanha
O ex-prefeito e pré-candidato a prefeito de Joinville pelo PT vai se licenciar do cargo de diretor do Sebrae no próximo dia 8 de julho para se dedicar à campanha eleitoral. Carlito Merss participou do jantar de posse (foto) da nova diretoria da ACIJ (Associação Empresarial de Joinville) ao lado de sua esposa, a pré-candidata a vereadora e primeira suplente do PT na Assembleia Legislativa, a professora Vanessa Rosa.
“Só três obras importantes”
Em mensagem à coluna, Carlito lembrou que Joinville recebeu três obras importantes desde que deixou a prefeitura. “Nos últimos 12 anos tivemos a duplicação da Avenida Santos Dumont feita pelo (Raimundo) Colombo e começada pelo Luiz Henrique; o viaduto da Consul (distrito industrial) que o ex-governador Moisés da Silva bancou; e a ponte da Rua Aubé, que nós colocamos no PAC, o Moisés tocou a obra, o Jorginho que está com ódio de Joinville parou e a prefeitura com a Fonte 100 está terminando. É muito pouco. O restante é recape, troca de tubulação…”
Visita política
Principal liderança do partido NOVO em Santa Catarina, o prefeito Adriano Silva tem recebido convites para visitar pré-candidatos do seu partido no estado. Esta semana, por exemplo, ele esteve em São Bento do Sul e Rio Negrinho, no Planalto Norte. Em agosto, a inauguração da ponte que liga os bairros Boa Vista (Rua Aubé) e Bucarein será inaugurada, aquela ponte mencionada acima pelo ex-prefeito Carlito Merss. Certamente será um grande evento .
Mais de duas mil câmeras de segurança
Com a implantação de mais 340 novas câmeras de segurança que foram anunciadas esta semana pela Secretaria de Segurança e Proteção Civil, as ruas de Joinville estão com 2.068 destes equipamentos. Além de ser um importante reforço na segurança, as câmeras têm contribuído para elucidar crimes, identificar autores de assaltos e comprovar a responsabilidade de motoristas em acidentes de trânsito.
Guarda Municipal com 120 membros
Outro reforço na segurança pública de Joinville é o ingresso de mais 44 formandos (curso de formação profissional) na Guarda Municipal, reforço que aumentará o efetivo para 120. No Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Guarda Municipal os alunos recebem instrução de “uso diferenciado e racional da força e emprego de equipamentos menos letais”, entre outros.
Mais um escândalo policial em Barra Velha
Na madrugada de quinta-feira (27), o suplente de vereador de Barra Velha Toninho Bonanza (PL) foi detido pela Polícia Militar e depois encaminhado à Central de Plantão Policial de Itajaí. Segundo testemunhas, ele teria chegado em casa no bairro de Itajuba (Barra Velha) em visível estado de embriaguez. Ao discutir com a esposa ele teria acertado um tiro em um dos pés dela. Quando a PM foi chamada por um cunhado, Bonanza teria ainda discutido com os policiais.
O futuro de Rejane Gambin
A jornalista, ex-apresentadora do Jornal do Almoço em Joinville e atual vice-prefeita, Rejane Gambin pode se tornar a primeira mulher prefeita na história de Joinville. Basta o prefeito Adriano Silva se reeleger (é líder na única pesquisa de 2024) e renunciar em 2026 para concorrer ao Senado da República. Em 6 de outubro, a gaúcha de Santa Rosa estará novamente no display da urna eletrônica como candidata a vice-prefeita. Durante as conversas de alianças, Adriano Silva recusou uma proposta do governador Jorginho Mello (PL) do seu partido de indicar o vice na sua chapa. Manteve-se intransigente também na idêntica proposta do PSD. Em caso de derrota, Rejane deverá voltar a ser professora da faculdade de comunicação social.
Curtas
- O ex-senador Paulo Bauer recebeu muitas manifestações de apoio por parte de muitos amigos pelo arquivamento de uma ação que tramitava no TRE/SC.
- Depoimento de um atual servidor municipal que já trabalhou com cinco prefeitos: a vice Rejane Gambin tem mais carisma político que o prefeito Adriano Silva.
Frases
- “Ele tem ódio de Joinville”, Carlito Merss (PT) sobre o governador Jorginho Mello.
- “O MDB terá candidato a prefeito em Joinville”, deputado estadual Fernando Krelling.
- “O fato é que estou aqui no quarto mandato porque ouvi os conselhos dele (Luiz Henrique)”, deputado estadual e presidente da ALESC Mauro de Nadal (MDB) no encontro regional do partido em Joinville.