Foto: Divulgação/CVJ

Embora seja conhecido por suas indústrias e por isso ser o terceiro pólo industrial da região Sul, o município de Joinville tem uma extensa área agrícola muito produtiva, baseada na agricultura familiar. Esta semana, a comissão de economia e agricultura da Câmara de Vereadores protestou contra a decisão da secretaria estadual da fazenda de fechar o ponto de emissão de nota fiscal do bairro Vila Nova, principal região produtora de arroz. Estas emissões estão agora centralizadas no posto de Pirabeiraba, outra importante região agrícola.

Revisão

Vereador Adílson Girardi (MDB) | Foto: Mauro Schlieck/CVJ

O presidente da comissão, vereador Adílson Girardi (MDB) vai agendar uma reunião com o secretário da fazenda para tentar “rever” a decisão que gerou muitos protestos dos agricultores da região da Vila Nova, onde reside. O secretário da fazenda é Cleverson Siewert, que é joinvilense. Os vereadores da comissão foram informados que o convênio previa “apenas” um ponto de emissão e que o escolhido foi o de Pirabeiraba.

PL sem candidato?

Repercutiu muito em Joinville a informação de Marcelo Lula em sua coluna de hoje (27), segundo a qual o governador Jorginho Mello (PL) estaria cogitando do PL (seu partido) não ter candidatos a prefeito em Joinville e Chapecó, “onde haveria o risco de perder por grande diferença”, segundo revelou uma fonte ao colunista do SCempauta.

Obstáculo

Em Joinville, no início do ano, o PL não aceitou o ingresso do ex-deputado Rodrigo Coelho para concorrer a prefeito só para manter a candidatura do deputado estadual Sargento Lima. Uma fonte do PL local garantiu que Sargento Lima será o candidato, “queira ou não o governador”.

Fumaça

Por duas vezes a visita de Jair Bolsonaro a Joinville foi adiada – a última seria neste domingo (30) – e não há certeza (porque não foi definida data) de que o ex-presidente virá antes da eleição. Por outro lado, em entrevista à coluna na semana passada, a maior liderança do MDB de Joinville antecipou indiretamente que seu partido não terá candidatura própria. “Não vai ser uma eleição, mas uma recondução”, afirmou Udo Döhler.

Estratégia

Não ter candidato em Joinville seria um erro estratégico de Jorginho Mello visando sua reeleição em 2026. Afinal, ao forçar o PL a não concorrer em Joinville, ele estaria beneficiando indiretamente o prefeito Adriano Silva (NOVO), que provavelmente estará em 2026 com o grupo adversário liderado pelo PSD. A prova que NOVO e PSD estarão juntos na eleição para governador é as atuais alianças em Joinville e Blumenau nesta eleição.

Curtas

  • Um sucesso acima do esperado. Assim pode ser resumida a Expogestão 2024, que vai terminar hoje (27) em Joinville.
  • O Festival de Dança é o maior evento, mas a Expogestão é o mais importante porque atrai para Joinville mais visitantes com maior poder aquisitivo, beneficiando a rede hoteleira e a economia local.
  • Ao contrário de outras cidades litorâneas, a “alta temporada” turística em Joinville é no inverno com as feiras e eventos corporativos na Expoville r o Festival de Dança em Julho.