Promotora de Justiça Elaine Rita Auebach | Foto: Reprodução TVBE

Está em poder do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas) todo o material apreendido na investigação do famoso “Caso das Lajotas”, cujo inquérito está tramitando na 13ª Promotoria de Justiça da Comarca de Joinville, que tem a responsabilidade combater e improbidade administrativa. A promotora titular Elaine Rita Auebach informou que todos os documentos e materiais apreendidos estão em análise do Gaeco. Através da assessoria de imprensa do Ministério Público, ela não forneceu mais detalhes sobre esta investigação que começou há mais de três anos. No início de abril, a representante do Ministério Público afirmou em entrevista ao colunista que havia solicitado mais 90 dias para concluir o inquérito. O prazo estaria terminando em junho. A dúvida é se a lista de indiciados será conhecida antes ou depois das eleições de outubro.

Agentes públicos

Na administração anterior, a subprefeitura do bairro (antiga secretaria regional) era responsável pela execução do programa “Pavimentação Comunitária”. Depois de aprovada a adesão pela maioria, a prefeitura fazia a drenagem e os moradores pagavam uma empreiteira para comprar e fazer a pavimentação em lajotas. Na época, o Ministério Público recebeu denúncias de irregularidades no programa, como a participação de agentes públicos, entre eles vereadores e alguns subprefeitos, além da existência de “empresas laranjas”. Em virtude desta investigação, o atual prefeito cancelou o projeto e extinguiu as subprefeituras.

Repercussão política

Nos corredores da Câmara de Vereadores ainda permanecem os comentários sobre possível envolvimento de vereadores da legislatura passada e outros que são pré-candidatos a vereador. O único nome revelado pelo MPSC de envolvimento no “Caso das Lajotas” é o do ex-vereador Maurício Soares (MDB),cassado recentemente por falta de decoro parlamentar. Segundo revelou a promotora na entrevista mencionada, o subsecretário era indicado pelo vereador da base do governo e dele se tornava cabo eleitoral. Em pelo menos três casos, o subsecretário coordenava a contratação da empreiteira escolhida pelo padrinho político.

Presidente da Fiesc homenageado

Foto: Mauro Schlieck

A Câmara de Vereadores concedeu o título de Cidadão Benemérito de Joinville ao empresário Mario Cezar de Aguiar, atual presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina. Proposta pelo vereador Érico Vinícius (NOVO), a sessão solene reuniu muitos amigos do homenageado e empresários da cidade onde nasceu, como Fernando Rizzo (Tupy), Ovandi Rosenstock (Schulz), Marcelo Petrelli (Grupo ND), Maria Regina Alves (ACIJ), Sergio Rodrigues Alves (ex-Facisc), Moacir e Silvia Tomazi, jornalista Moacir Pereira, entre outros. Ao falar sobre sua família – todos presentes – Aguiar se emocionou.

Mais quatro óbitos em Joinville

Com os sete casos confirmados no último final de semana, Joinville totaliza 61 mortes por dengue somente em 2024. Os óbitos ocorreram entre abril e maio e só agora incluídos na estatística, porque necessitam da comprovação do Laboratório Central em Florianópolis. Dos sete casos, um deles merece a atenção: uma mulher de 30 anos, moradora do Bairro Costa e Silva e sem comorbidade. De acordo com o Painel da Dengue da prefeitura de Joinville, os casos confirmados são 60.862 (59,2% dos notificados).

Pleno emprego

A terceira semana de junho começa com o Cepat (Centro Público de Atendimento ao Trabalhador) oferecendo mais de 1.800 vagas em Joinville, a maioria com ingresso imediato. Os salários variam de acordo com experiência e exigência de escolaridade. Mais de 90% são para a área de produção. No início do ano, o Cepat estava oferecendo 477 vagas, indicando que a oferta de emprego vem crescendo em Joinville.

Alckmin em Joinville

O vice-presidente e ministro do desenvolvimento, indústria, comércio e serviços confirmou presença na abertura do Encontro Nacional de Ferramentarias em Joinville. Geraldo Alckmin é o ministro responsável pelas áreas mais importantes para Joinville, município que há muitos anos é o segundo maior polo de ferramentarias do Brasil, só superado pela cidade de São Paulo. O ENAFER 2024 ocorrerá de 20 a 21 de junho no Ágora Tech Park, dentro do Condomínio Perini . São esperados mais de 800 participantes.

Fake News

Em longa entrevista a um portal de Marília (SP), o candidato a prefeito daquela cidade paulista pelo partido NOVO afirmou que sua inspiração política é o prefeito de Joinville, Adriano Silva. Jean Patrick Garcia Baleche (Garcia da Hadassa) disse que tem um jantar agendado com o prefeito de Joinville e que o mesmo tem “94% de aprovação”. O percentual correto é 93%, soma de ótimo, bom e regular. Embora contestado na época, o percentual foi apontado pela pesquisa MAPA em 13 de dezembro do ano passado. Na entrevista, um Fake News: “ninguém quer se candidatar para concorrer com Adriano Silva…”, disse o candidato do NOVO.

Quatro adversários

Com a definição oficial do PT no último sábado, confirmando o ex-prefeito Carlito Merss como candidato a prefeito, agora são quatro os adversários de Adriano Silva. São eles o deputado estadual Sargento Lima (PL), ex-prefeito Carlito Merss (PT), ex-vice-prefeito Rodrigo Bornholdt (PSB) e Anelísio Machado, que disputa a prefeitura pela segunda vez, agora pelo PP).

Carlito confirmado

Já Carlito Merss vai disputar a prefeitura pela oitava vez, sendo vitorioso somente em 2008 contra Darci de Matos. No último sábado, sua oitava eleição para prefeito de Joinville foi confirmada pela Federação PT, PC do B e PV. O encontro aconteceu na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (filiado à CUT), cuja presidente Jane Becker será candidata à Câmara de Vereadores pelo PT.

Curtas

  • Joinville perdeu uma das mais importantes líderes da Rede Feminina de Combate ao Câncer. Donalda Calef foi sepultada no final de semana aos 93 anos.
  • Já está sendo elaborada a programação da Semana Farroupilha em Joinville, evento que ocorre em setembro em centenas de municípios que cultuam as tradições gaúchas.
  • A força da Rádio Leste FM ficou demonstrada na festa que a emissora comunitária do Bairro Iririú promoveu no último sábado.