O desempenho acima da média apresentado pela maioria dos segmentos econômicos de Santa Catarina contribuiu para o Governo do Estado registrar mais um mês com saldo positivo na arrecadação: a receita tributária entre os dias 1º e 31 de maio totalizou R$ 4,5 bilhões. O valor representa crescimento nominal de 16,7% na comparação com maio do ano passado. Na prática, considerando a inflação de 3,7% do período (IPCA), houve aumento real de 12,6%.

A arrecadação de maio teve participação expressiva do programa Recupera Mais, que incrementou a receita do Estado em R$ 284 milhões no mês passado. Sem a recuperação desse dinheiro dos impostos, a receita do Estado teria apresentado alta nominal de 9,4% e crescimento real de 5,5%. As renegociações de dívidas de ICMS promovidas pelo Recupera Mais terminaram no último dia 31, o que significa que os próximos meses não contarão com o aporte dos recursos à vista.

“Estamos colhendo os frutos de uma gestão responsável, dedicada ao bem-estar dos catarinenses e ao desenvolvimento econômico. Reconhecemos a vocação para o trabalho e o empreendedorismo da nossa gente com medidas que incentivam a geração de emprego e renda. Com inteligência e planejamento, continuaremos transformando Santa Catarina em um Estado de oportunidades para todos”, destaca o governador Jorginho Mello.

A análise técnica da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC) aponta que os resultados de maio também podem ser atribuídos ao esforço fiscal, às políticas de desburocratização e às medidas de incentivo ao setor produtivo implementadas desde o início da atual gestão, que vêm consolidando um ambiente mais atrativo aos negócios e com maior segurança jurídica em Santa Catarina.