Foto: Marco Favero/SECOM

O PIB de Santa Catarina cresceu 2,6% em 12 meses, segundo estimativa do Boletim Trimestral de Indicadores Econômico-Fiscais elaborado pela Secretaria de Estado do Planejamento (Spelan). A publicação ainda mostra que o PIB brasileiro cresceu 2,5% no mesmo período (março/23 a março/24).

O boletim apresenta uma análise sobre os aspectos da economia brasileira que influenciaram no desempenho do PIB catarinense no primeiro trimestre deste ano, apresentado com base nos mais recentes indicadores disponíveis. A estimativa do PIB é elaborada na perspectiva anual.

A indústria e o setor de serviços ajudam a explicar o incremento do PIB catarinense, mesmo num cenário de crescimento econômico mais moderado.

“Santa Catarina segue apresentando uma dinâmica de crescimento econômico que é destacável. Há quase uma década o estado apresenta crescimento superior ao da média nacional, reflexo da cultura empreendedora e da força de trabalho de nossa gente e das políticas econômicas e fiscais responsáveis que o Governo adota. Esse resultado, somado a um mercado de trabalho aquecido e à recuperação do crescimento da indústria local, cada vez mais nos posiciona como uma referência nacional em desenvolvimento socioeconômico”, comentou o secretário de Planejamento, Edgard Usuy.

Apesar do aumento acima da média nacional, houve uma desaceleração na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, quando o crescimento no período foi de 3,7%.