Mudanças no trânsito de Chapecó são discutidas na Câmara de Vereadores
Uma Reunião de Trabalho foi realizada pela Câmara de Vereadores de Chapecó nesta quarta-feira (5) para debater e avaliar as atuais modificações realizadas no trânsito da cidade. O encontro foi proposto pelo presidente da Casa, André Kovaleski (PL), e reuniu representantes do Poder Público, de classes empresarial e comercial e de motoristas de aplicativos.
Kovaleski explicou que algumas avaliações sobre as alterações no trânsito deveriam ser pontuais, entre elas, a implantação e reestruturação das “ondas verdes” nos semáforos centrais e a criação de rotas para aumentar a fluidez.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), Helon Rebelatto, afirmou que houve falha de comunicação entre o Poder Público e os usuários do trânsito com as alterações promovidas.
Segundo ele, havia uma necessidade de orientar de forma mais abrangente a população sobre as mudanças. “Também percebemos que não há sincronização dos semáforos na cidade e, com isso, há muito tempo de espera nos principais cruzamentos”.
Além disso, houve manifestações de transportadores, empresários e representantes de motoristas durante a reunião de trabalho. Várias sugestões foram apresentadas, entre elas, implantação de vias com mão única, fechamento de canteiros centrais e pontos de embarque e desembarque para motoristas de aplicativos.
O engenheiro de trânsito da Prefeitura de Chapecó, Eduardo Festa, disse que recebeu inúmeros pedidos sobre a sincronização de semáforos no município. “As pessoas lembram que a onda verde funciona muito bem em outras cidades do estado. Porém, em Chapecó, mesmo com avenidas largas, elas são divididas com canteiros centrais. Tecnicamente, fica muito mais difícil de sincronizar os semáforos”. Mas lembrou que existe um plano semafórico e o sistema trabalha automaticamente dependendo do fluxo de automóveis.
O diretor de Segurança Pública de Chapecó, Roger Lima, disse que o poder público vem dialogando com empresas que apresentam novas tecnologias para implantar na mobilidade urbana do município. “Mesmo assim, vamos levantar todas as sugestões apresentadas nesta reunião e avaliar possibilidades para colocá-las em prática”, destacou.
Veja mais postagens desse autor