Foto: Divulgação

Atendendo solicitação do Ministério Público de Santa Catarina, o juiz Gustavo Schlupp Winter da 2ª Vara da Comarca de Barra Velha concedeu liminar e a comercialização de lotes de um dos maiores loteamentos no município foi paralisada. Em sentença proferida em 10 de maio, o magistrado ordenou a ré “Camboriú de hotéis de Hotéis Empreendimentos Imobiliários Ltda” a colocar uma grande placa na sua entrada comunicando a interrupção da venda de lotes no “Jardim Praia do Grant”. No Inquérito Público de 19 de outubro de 2016, o MPSC constatou irregularidades como lotes não registrados em cartório, ruas parcialmente abertas, sem pavimentação e sem energia elétrica. Na Ação Civil Pública a Prefeitura de Barra Velha também é citada como ré.

Envolvimento

Dias após a prisão do prefeito afastado Douglas Elias da Costa, a coluna registrou em 28 de abril que as investigações do ministério público descobriram outras irregularidades em escolas, parques e loteamentos. Semanas depois, a ação civil pública sobre o loteamento Jardim Praia do Grant cita a Prefeitura de Barra Velha como ré no processo.

NOVO na disputa

Na próxima terça-feira (28) acontecerá o lançamento da pré-candidatura de Afrânio Luiz (NOVO) para prefeito de Barra Velha. O evento será às 18h30 no Hotel Flamboyant, um dos mais tradicionais de Barra Velha.Ao lado de outras lideranças do partido, o único prefeito eleito em 2020 pela sigla, Adriano Silva de Joinville confirmou presença. Afrânio é empresário do ramo de madeiras beneficiadas.

Celulares recuperados

A Segunda Delegacia de Polícia de Joinville devolveu oito celulares furtados em vários estados nos últimos meses, a maioria Iphone. Apreendidos em operações policiais, os aparelhos foram devolvidos após a identificação das vítimas, algumas do Rio de Janeiro e Porto Alegre. Apenas em 2024 já foram devolvidos 17 aparelhos celulares.

Viagem à Coréia do Sul

Um grupo de deputados estaduais está visitando a Coreia do Sul. Além de Fernando Krelling, deveriam estar lá outros dois deputados de Joinville. Matheus Cadorin (NOVO) por conhecer a região e falar mandarim (trabalhou anos na China) e Maurício Peixer (PL), que estaria na comitiva inicial e não pode embarcar porque foi obrigado antes a deixar a Assembleia. Como suplente, teve que sair para o titular (também de Joinville) Sargento Lima (PL) assumir quase um mês antes do prazo de desincompatibilização.

Disputa PR e SC

Foto: Instagram/FK

O deputado Fernando Krelling (MDB) acompanhou a comitiva na visita à multinacional LG, que conta com uma fábrica na Zona Franca de Manaus e planeja construir outra no Sul do Brasil. Segundo o parlamentar, as cidades de Fazenda Rio Grande (PR) e Garuva (SC) estão sendo analisadas. “O Paraná está um pouco à frente devido a sua malha viária, que chamou muita atenção da LG”, informou Krelling via whatsUp à coluna. No encontro, Krelling ressaltou as vantagens de escolher Garuva aos executivos coreanos.

Garuva

A disputa deve ser acirrada. Garuva está ao lado do porto privado com maior movimentação de contêineres do Brasil (Itapoá); fica às margens da BR-101, conhecido como corredor do Mercosul; vizinho de Joinville, onde há mão de obra especializada e pouco mais de duas horas da praia mais famosa do Sul do país. Um detalhe importante: está em Garuva desde 2013 outra empresa coreana, a LS Mtron, fabricantes de tratores e que pertence ao LS Group, que foi desmembrado do próprio LG Group.

Trabalho voluntário do 62º BI

Um programa de televisão local exibiu esta semana imagens do trabalho voluntário dos soldados do 62º BI de Joinville no resgate de 142 pessoas isoladas pela enchente, distribuição de mantimentos e água e limpeza em casas, entre outras. Só faltou mencionar a cidade que os soldados joinvilenses cumpriram tão nobre missão. Será que foi Guaíba, cidade adotada pela Prefeitura de Joinville?

Curtas

  • Circulando a Revista Perini Business Park 2024, como nas edições anteriores em textos em portugues e inglês. Na contra capa, uma reprodução de Juarez Machado.
  • O Rio Grande do Sul é a segunda bacia leiteira do Brasil, atrás apenas de Minas Gerais. Vai ocorrer desabastecimento e aumento do preço em consequência das enchentes naquele estado. Os derivados do leite também terão preços majorados. É a lei da oferta e da procura.
  • Só agora os produtores de leite de Santa Catarina sentirão as vantagens da retirada de subsídios pelo governo estadual para as empresas de laticínios que importam o produto e seus derivados.
  • Até a década de 70 Joinville era a maior bacia leiteira de Santa Catarina.
  • Até domingo Joinville vai conviver com maré alta por volta das 12 horas. Se coincidir com chuva forte, alagamentos.
  • Bom final de semana