Federação das Indústrias apresenta Agenda da Água; denúncias contra igreja podem impactar candidatura em BC, entre outros destaques
Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates; será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar! Qualquer problema, favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148
O presidente da Federação das Indústrias (FIESC), Mario de Aguiar, apresentou a Agenda da Água em uma sessão na Assembleia Legislativa. O documento, baseado em cinco pilares — suprimento, qualidade, falta, excesso e governança — é uma contribuição da entidade para a construção de uma política de Estado para a água em SC. “Lançamos a Agenda no final de 2023 para chamar a atenção da sociedade e dos gestores públicos para a sustentabilidade dos recursos hídricos. Estimativas mostram que, até 2027, praticamente todas as regiões hidrográficas catarinenses estarão com o balanço hídrico de qualidade e quantidade de água em situação que vai de crítica a insustentável. E isso é preocupante e traz um alerta para a necessidade urgente de se construir uma política de Estado para a água”, afirma Aguiar.
Outro assunto destacado no documento são os desastres naturais. Dados do Atlas Digital de Desastres no Brasil (2023) mostram que, de 1991 a 2022, Santa Catarina registrou R$ 32,5 bilhões em prejuízos com desastres naturais — o sexto maior do país. Nesse montante, estão calculados desastres decorrentes de alagamentos, chuvas intensas, enxurradas, inundações, movimentos de massa, rompimento/colapso de barragens, estiagem e seca.
Nesse mesmo período, os prejuízos da indústria catarinense, decorrentes de desastres naturais, totalizaram R$ 2,67 bilhões. O estado lidera o ranking brasileiro. Enxurradas e inundações correspondem a mais de 92% dos prejuízos causados às indústrias.
Denúncias
Há um clima de expectativa no entorno do prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (PL), quanto às graves acusações que têm sido feitas contra lideranças da Igreja Bola de Neve, situação com potencial de atrapalhar a pré-candidatura a prefeito de Peeter Lee Grando (PL), que é um dos pastores da entidade evangélica. O caso será levado ao Ministério Público nos próximos dias. Um suposto contrato da prefeitura com uma entidade ligada à mesma igreja também poderá virar alvo de investigação. A situação começou a ser denunciada pelo empresário Márcio Bieda Júnior e começou a ganhar outros relatos a respeito do pastor Rodolfo Abrantes, ex-vocalista da banda Raimundos.
Silêncio
Até o momento, o silêncio tem imperado no PL de Balneário Camboriú. A ordem é observar os desdobramentos do caso envolvendo a Igreja Bola de Neve e o potencial de fazer derreter a pré-candidatura à Prefeitura do empresário Peeter Lee Grando. Nos próximos dias, eu trarei mais detalhes das denúncias envolvendo líderes da igreja. Pelo que parece, é um caso que está apenas no início, com grande possibilidade de se tornar um grande escândalo.
Apresentou o nome
O ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Vereadores de Braço do Norte Ricardo Medeiros foi anunciado pelo União Brasil como pré-candidato a prefeito. O ato de anúncio contou com a presença do presidente estadual do partido, o deputado federal Fábio Schiochet. Medeiros também foi secretário de Desenvolvimento Regional em Braço do Norte e em Tubarão durante o governo de Raimundo Colombo (PSD). Atuou também no gabinete do deputado estadual Júlio Garcia (PSD). Em Braço do Norte, o prefeito Roberto Marcelino (PSD) está concluindo o seu segundo mandato. Entre os nomes já apresentados estão os do vice-prefeito Ronaldo Fornazza (Progressistas), do empresário Robinho da Farmácia (PL), do advogado Cléber Silva (PT) e do vereador Marcos Vieira (MDB).
Contra o racismo
A Câmara de Vereadores de Florianópolis tem uma boa oportunidade de fazer mais um gesto contra o racismo. Acontece que a vereadora Tânia Ramos (PSOL) apresentou um projeto de lei que proíbe a denominação de ruas, prédios e equipamentos públicos em homenagem a pessoas que tenham praticado ato de racismo, injúria racial e que estejam historicamente ligadas à exploração de trabalho escravo. Quem também cometeu crimes contra a humanidade e os direitos humanos não poderá ser homenageado, conforme diz o projeto.
Pré-candidato
O empresário e presidente licenciado do Camboriú Futebol Clube, Renato Cruz, anunciou que seu nome está à disposição para ser pré-candidato a prefeito de Balneário Camboriú. A pré-campanha foi alinhada com o deputado federal e presidente estadual do MDB, Carlos Chiodini. “Estou no direito de filiado de lançar meu nome assim como todos os outros. Vou chamar os demais pré-candidatos para que o 15 tenha um projeto para a cidade”, concluiu Renato.
Veja mais postagens desse autor