Nesta segunda-feira (6), o governo do Estado de Santa Catarina divulgou uma série de ações que foram adotadas para ajudar a população atingida pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Uma nova equipe formada por 39 bombeiros militares de SC foi enviada hoje para o estado gaúcho, para substituir os 32 bombeiros que estavam no RS desde o dia 1º.

Foto: Roberto Zacarias/Secom

“Nossas equipes estão atuando diuturnamente em Lajeado, Santa Cruz do Sul e mais recentemente, na região da Grande Porto Alegre desde o primeiro dia do mês de maio. Esse revezamento é necessário e fundamental para que os bombeiros sigam atuando em pleno vigor ”, afirma o Subcomandante-Geral do CBMSC, coronel Jefferson de Souza.

“Fomos o primeiro estado a enviar ajuda aos nossos irmãos gaúchos e nesta segunda-feira, com o revezamento das equipes, Santa Catarina passa a ser a maior equipe de bombeiros militares atuando em apoio ao Rio Grande do Sul. Junto com a nossa solidariedade, essas equipes representam um trabalho técnico de excelência que vai salvar vidas e levar esperança às famílias que estão sofrendo nessa tragédia”, afirma o governador Jorginho Mello.

Resgates

As equipes do Corpo de Bombeiros Militar de SC (CBMSC) resgataram 2.071 pessoas e 284 animais com vida. Só em Guaíba, na Grande Porto Alegre, foram 1.555 pessoas e 200 animais com vida.

Polícia Militar

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) já resgatou 722 pessoas e 92 animais no Rio Grande do Sul. A corporação está no estado gaúcho desde o dia 2 de maio ajudando no resgate de famílias desabrigadas.

Os trabalhos estão sendo realizados por equipes do Batalhão de Aviação (BAPM) e já contou com o apoio de uma equipe do Comando da Polícia Militar Ambiental (PMA), para atender as regiões atingidas no interior do estado gaúcho e da região metropolitana da capital Porto Alegre.

Foto: Divulgação / PMSC

Os policiais foram enviados seguindo as orientações do Governo do Estado e do Comando-Geral da instituição e atuam em conjunto com as demais Forças de Segurança, da Secretaria de Estado da Defesa Civil, da Polícia Rodoviária Federal e das Forças Armadas. As equipes do BAPM permanecerão em solo gaúcho até quando for necessário.

Defesa Civil

Uma equipe da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC) partiu nesta segunda-feira, 6, em missão de apoio ao Posto de Comando de Operação em Resposta ao Desastre no Rio Grande do Sul, por conta da tragédia causada pelas chuvas. O objetivo principal é fornecer assistência em duas áreas fundamentais: o planejamento e a execução das operações no Posto de Comando e a captação de recursos para os municípios do Rio Grande do Sul, que foram extremamente afetados.

Foto: Divulgação / Secretaria da Proteção e Defesa Civil

A equipe foi com dois veículos 4 x 4 para acesso a áreas alagadas, e assim poder chegar ao Posto de Comando e iniciarem os trabalhos o quanto antes.

O coronel Aldrin destacou a importância de trazer a experiência de Santa Catarina para ajudar o Rio Grande do Sul. “Estamos comprometidos em compartilhar nossos conhecimentos práticos e apoiar nossos colegas do estado vizinho da melhor maneira possível”, enfatizou.

A equipe enviada está sendo comandada pelo coronel dos bombeiros militares, Aldrin Silva de Souza, gerente de operações da Defesa Civil; Luciano Peri, coordenador Regional de Proteção e Defesa Civil de Xanxerê; Maykel Campestrini, coordenador Regional de Proteção e Defesa Civil de Blumenau; e Jairo Kruger, gerente de captação de recursos.

A princípio, a equipe planeja permanecer no estado gaúcho por sete dias, contribuindo para a operação de resposta a desastres.

Coordenação de donativos

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC) assumiu, nesta segunda-feira, 6, a coordenação das entregas de donativos ao Rio Grande do Sul, em resposta aos danos causados pelas intensas chuvas. A SDC está fornecendo orientações para garantir que os materiais sejam entregues com segurança e eficiência.

Polícia Científica

O governador Jorginho Mello autorizou o envio de uma equipe com nove profissionais da Polícia de Científica Santa Catarina para auxiliar no trabalho de identificação das vítimas na tragédia climática do Rio Grande do Sul.

Especializada em métodos avançados de identificação, essa equipe leva sua experiência e tecnologia para apoiar as autoridades locais gaúchas nesse importante trabalho, pós enchente.

A perita-geral da Polícia Científica de Santa Catarina, Andressa Boer Fronza, fez contato com o governo gaúcho colando a disposição a estrutura do Estado. De imediato foi solicitado esse apoio humano e de insumos para o trabalho pericial.

“Estamos mandando profissionais que irão em dois veículos e mais o material que será usado no trabalho de identificação. Foi uma determinação do nosso governador ajudar no que for preciso. Em contato com o governo gaúcho estamos vendo de que forma poderemos auxiliar da melhor forma possível”, reforçou a perita-geral.

Hemosc

O Governo do Estado enviou mais 100 bolsas de hemocomponentes do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC) ao Rio Grande do Sul na manhã desta segunda-feira (6). Outro envio foi feito à tarde. Na semana passada, já haviam sido encaminhadas 90 bolsas, entre plaquetas, pool de plaquetas e outros hemocomponentes para auxiliar o Estado vizinho.

Foto: Divulgação Ascom/SES/SC

A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, reforça que Santa Catarina está empenhada mandando toda a ajuda necessária ao Estado gaúcho. “Quero agradecer a todos os nossos voluntários que foram a um dos nossos Hemoscs fazer a doação e à toda equipe que trabalhou no sábado, e por isso está nos permitindo enviar essas bolsas de sangue. Vamos seguir amparando os pacientes do Rio Grande do Sul no que tiver ao nosso alcance”, informa.