Sindicato acusa Casan de tentar contratar escritório sem licitação; Governo começa a demitir professores, entre outros destaques
Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates; será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar! Qualquer problema, favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148
O Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente de Santa Catarina (Sintaema) denunciou o presidente da Casan, Edson Moritz, e o diretor Natan Osório por quererem contratar, sem licitação, um escritório de advocacia para terceirizar as negociações coletivas com os servidores.
Os sindicalistas criticam a direção da companhia, que tem alegado falta de dinheiro para o treinamento dos servidores, além de defender o corte no auxílio educação e até no plano de saúde, para contratar um escritório pelo valor anual de R$ 355 mil. Segundo os representantes do sindicato, o escritório em questão é o Gouvea dos Reis, que atenderia empresas privadas do setor e é especializado em consultoria, assessoria e treinamento em relações trabalhistas e sindicais.
Um dirigente alertou que esse tipo de terceirização mostra o caráter da atual gestão da Casan, que poderá estender esse tipo de prática a outros setores da companhia. Ele destaca que não há necessidade da terceirização da equipe de negociação, já que a procuradoria é comandada por uma advogada da confiança do governador Jorginho Mello (PL) e conta em seus quadros com especialistas, mestres e doutores que há décadas atuam nas negociações.
Procurada, através de nota, a Casan informou que não procede a informação de que estaria contratando um escritório de advocacia. “O interesse era, isto sim, em contar com uma consultoria em negociação sindical. Tão somente. O processo foi submetido, como protocolo obrigatório em se tratando de uma empresa pública e dentro do tempo regimentar, à Procuradoria Geral da Companhia, que recomendou a não continuidade da contratação. O Sintaema se precipitou na divulgação de uma informação quando o processo nem havia chegado ainda na Procuradoria Geral da Casan”, informou a assessoria da companhia.
Cheques de deputado
Hoje, o colega Luiz Veríssimo, em sua coluna no SCemPauta, traz uma informação sobre cheques de um deputado federal encontrados na casa de um ex-prefeito na região Nordeste do estado, preso pela Operação Mensageiro. De acordo com o colunista, os cheques podem vir a ser objeto de uma investigação paralela. Leia a informação completa na coluna do Veríssimo: https://scempauta.com.br/?p=23607
Presidência da Alesc
O presidente da Assembleia Legislativa, Mauro De Nadal (MDB), me disse que vai passar bem longe de qualquer discussão sobre a possibilidade de ter mais um mandato à frente da presidência do parlamento. O deputado estadual Ivan Naatz (PL) chegou a conversar com Nadal sobre a ideia de apresentar um projeto permitindo que um mesmo deputado possa presidir a Alesc por mais de um biênio. De Nadal afirma que está satisfeito com os seus dois anos como presidente e que não entrará em discussões polêmicas.
Alerta aos pré-candidatos
Atenção pré-candidatos às prefeituras. Que o Rio Grande do Sul sirva de exemplo para o nosso estado. Mesmo que as chuvas, enchentes e deslizamentos sejam um assunto bem conhecido para nós, o que ocorre com os vizinhos deve servir para alertar ainda mais o nosso estado. Ao invés de pensar somente em aparecer em foto com lideranças nacionais, prestem atenção para as pautas dos seus municípios, pois é isso que importa antes de número de partido, ou de querer parecer mais religioso, pai de família ou patriota. Que os eleitores cobrem isso de seus candidatos, pois cor partidária ou lado político não ajuda a resolver os problemas que afetam a vida real das pessoas.
Nem todo PL está feliz
A indecisão sobre o julgamento do senador Jorge Seif Júnior (PL) causou frustração em setores do PL em Santa Catarina. O sentimento bateu nos interessados na vaga ao Senado que se abriria com a cassação, e nos pré-candidatos que gostariam de ver uma eleição para o Senado junto à eleição de prefeito, vice e vereadores. A verticalização sonhada do 22. Criciúma era uma dessas cidades que sonhava com esse cenário, já que o partido deve enfrentar a força da aprovação do prefeito Clésio Salvaro (PSD). Nos bastidores, a informação sobre a falta de uma decisão não foi bem recebida.
Greve dos professores
O Governo do Estado começou uma onda de demissões de professores ACTs da rede estadual. As ordens no Centro Administrativo são de ir para o tudo ou nada com os professores. Nem mãe com filho doente escapou. As demissões e a contratação de novos professores são um claro recado de que não haverá negociação. Pelo WhatsApp, coordenadores regionais estão ameaçando professores que aderiram à paralisação. Ou voltam, ou serão demitidos. Uma fonte ligada ao Sinte me disse que se o governo seguir esticando a corda, a tendência é de radicalização do movimento grevista. Se o governo quer sair vencedor, não será dessa forma que conseguirá. A negociação com os professores é necessária para o restabelecimento da normalidade na rede de ensino sem problemas maiores.
Posicionamento ideológico
Entre o movimento grevista dos professores e alguns deputados, o sentimento é de que o Governo do Estado não quer aderir à negociação para agradar a sua base ideológica. “O governo só está pensando em agradar os ideológicos e não está pensando no estado”, me disse um deputado. A partir da próxima semana, os grevistas devem começar a procurar os deputados para pedir uma mediação com o governo da crise que começa a se arrastar.
Novas ambulâncias
As Unidades de Suporte Avançado (USA) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) ganharam esta semana mais um reforço. O Governo do Estado, por meio do contrato de gestão da Secretaria de Estado da Saúde com a FAHECE, entregou mais seis novas ambulâncias. As viaturas foram destinadas para São José, Florianópolis e Palhoça na Grande Florianópolis; Itajaí na Foz do Itajaí; Caçador no Meio-Oeste e Xanxerê no Oeste. Com essas entregas, foram 13 novas viaturas distribuídas apenas em abril. Nos próximos meses, está prevista a entrega de outras 17 ambulâncias para as USAs, somando 27 veículos destinados à renovação de frota das UTIs Móveis do SAMU de Santa Catarina.
Eleições no Creci SC
Foram definidas duas chapas na disputa das eleições do Creci SC: a chapa 01, comandada pelo atual presidente, Fernando Wilrich, cuja gestão foi marcada por sua ausência de Florianópolis durante os três anos, segundo relatos dos funcionários da autarquia, e renúncias, com 5 membros de sua gestão pedindo para sair durante os últimos dois anos. Fernando deve enfrentar a chapa 02, que é comandada por Sandra Pires, que nunca ocupou cargo eletivo na entidade e pode se tornar a primeira mulher eleita presidente na história do Creci. As eleições acontecerão no dia 04 de junho de modo online.
Coluna dos leitores
Não fique de fora da Coluna dos Leitores do próximo sábado. Envie o seu comentário sobre os acontecimentos da política catarinense através do WhatsApp (49.985048148).
Veja mais postagens desse autor