A vereadora de Chapecó Marcilei Vignatti (União Brasil) licenciou-se da presidência da Federação das Câmaras de Vereadores de Santa Catarina (Uvesc), em respeito à legislação eleitoral. Interinamente, assume o comando da entidade o vereador Lucas Grabriel Ramilo, de Faxinal dos Guedes.

Membro da diretoria da Uvesc, Lucas Gabriel Ramilo destaca que assume a presidência da instituição no momento que a federação conseguiu ganhar mais protagonismo e credibilidade ao conseguir o papel de representar e capacitar os legisladores municipais.

Dança das cadeiras

Quatro vereadores que estavam licenciados voltam à Câmara Municipal de Chapecó após a desincompatibilização para concorrer nas eleições de outubro. Aderbal Pedroso, Luiz Cararo e Valmor Scolari, do PSD, e Nelson Krombauer do Progressistas, voltam aos seus mandatos no lugar dos suplentes Delvino Dall Rosa, Lauri Guisel, Luiz Agne e João Siqueira. O vereador Cesar Valduga (PCdoB) também pediu licença pelo período de 90 dias e o suplente do partido, Paulinho da Silva, assume em seu lugar.

Guarda Municipal

Com a saída de Clovis Leuze da diretoria de Segurança Pública da Prefeitura de Chapecó para concorrer às eleições, Roger Lima, que comandava a Guarda Municipal, assumiu o cargo de diretor. Para o lugar de Roger à frente da Guarda, assume o subcomandante da instituição, Luiz Antônio Stobe. Luiz Stobe é guarda municipal há 12 anos, pertencendo a primeira turma de Guardas Municipais de Chapecó, exercia a função de subcomandante desde janeiro de 2021. A guarda municipal Aline Ribeiro passa para o subcomando.

Exemplo do Oeste

Foto: Richard Casas / GVG

A vice-governadora Marilisa Boehm participou, no sábado (6), de debate sobre a participação feminina na vida pública, promovido pela Escola do Legislativo da Alesc, em Caibi. Ela citou que a região é um exemplo para o estado e o Brasil.

“Eu fico feliz porque o Oeste está dando um recado para Santa Catarina, pois há cidades grandes que não têm tantas mulheres assim em áreas de gestão pública. E vocês aqui no Oeste são um exemplo”, declarou, citando o fato de que em Águas Frias a mesa diretora da Câmara de Vereadores é formada só por mulheres e que Caibi tenha duas vereadoras entre as nove cadeiras.

Progressistas

O Progressistas filiou o vereador Luiz Henrique da Silva, na última semana, com a presença do deputado estadual Altair Silva. “Josinão”, como é conhecido, chega como pré-candidato a prefeito.

Nota eletrônica

A partir de maio, produtores rurais de todo o país serão obrigados a emitirem Nota Fiscal de Produtor Eletrônica (NFP-e). A obrigação estava prevista para 2023, mas foi prorrogada para 1º de maio deste ano pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) no ano passado.

A Associação de Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc) compartilhou explicações sobre as mudanças e os benefícios, fornecidas pelo assessor tributário e contador da entidade, Luciano Deon, sobre os impactos e preparativos necessários para essa transição. Clique aqui para ler o material.

Governador no Oeste

Antes de participar do evento regional do PL em Chapecó, na sexta-feira (5), em Abelardo Luz o governador Jorginho Mello inaugurou uma ponte entre a comunidade do Capão Grande e a região central do município, obra aguardada há 20 anos e a nova subestação da Celesc.

Em Irani inaugurou a reforma e ampliação da Escola Municipal de Educação Básica Prefeito Valdecir Angelo Zampieri e da Casa Lar, que acolhe crianças e jovens em vulnerabilidade social, que receberam recursos do Estado.

Durante a Efaics, Jorginho assinou a ordem de serviço para restauração e aumento da capacidade da SC-283 entre Seara e Arvoredo. A melhoria da rodovia é esperada há anos na região e faz parte do Programa Estrada Boa. Ao todo, serão investidos pelo Governo do Estado aproximadamente R$ 135 milhões em 27 quilômetros de rodovia.

Encontro regional do PL

Foto: Eduardo Valente

Depois dessa agenda, Jorginho Mello participou do encontro do Partido Liberal em Chapecó, onde foi apresentada uma nominata com mais de 30 pré-candidatos a vereador no município. Mais de mil pessoas de toda região participaram e ouviram discursos mais ideológicos e enérgicos dos parlamentares e, ao final, Jorginho focou em falar das ações do Governo do Estado, sem deixar de citar o ex-presidente. “O PL do presidente Bolsonaro vai sair vencedor das próximas eleições, tanto aqui em Chapecó como em toda a região, para darmos sequência a este belo trabalho que vem sendo feito pelos líderes do PL”, disse o governador. Sobre ter candidato a prefeito na cidade mais importante do Oeste, por enquanto o partido assume publicamente a posição de que o assunto será tratado mais adiante pelo governador.