Vereador de Faxinal assume Uvesc; mudanças em Chapecó; Marilisa em Caibi; entre outros destaques
A vereadora de Chapecó Marcilei Vignatti (União Brasil) licenciou-se da presidência da Federação das Câmaras de Vereadores de Santa Catarina (Uvesc), em respeito à legislação eleitoral. Interinamente, assume o comando da entidade o vereador Lucas Grabriel Ramilo, de Faxinal dos Guedes.
Membro da diretoria da Uvesc, Lucas Gabriel Ramilo destaca que assume a presidência da instituição no momento que a federação conseguiu ganhar mais protagonismo e credibilidade ao conseguir o papel de representar e capacitar os legisladores municipais.
Dança das cadeiras
Quatro vereadores que estavam licenciados voltam à Câmara Municipal de Chapecó após a desincompatibilização para concorrer nas eleições de outubro. Aderbal Pedroso, Luiz Cararo e Valmor Scolari, do PSD, e Nelson Krombauer do Progressistas, voltam aos seus mandatos no lugar dos suplentes Delvino Dall Rosa, Lauri Guisel, Luiz Agne e João Siqueira. O vereador Cesar Valduga (PCdoB) também pediu licença pelo período de 90 dias e o suplente do partido, Paulinho da Silva, assume em seu lugar.
Guarda Municipal
Com a saída de Clovis Leuze da diretoria de Segurança Pública da Prefeitura de Chapecó para concorrer às eleições, Roger Lima, que comandava a Guarda Municipal, assumiu o cargo de diretor. Para o lugar de Roger à frente da Guarda, assume o subcomandante da instituição, Luiz Antônio Stobe. Luiz Stobe é guarda municipal há 12 anos, pertencendo a primeira turma de Guardas Municipais de Chapecó, exercia a função de subcomandante desde janeiro de 2021. A guarda municipal Aline Ribeiro passa para o subcomando.
Exemplo do Oeste
A vice-governadora Marilisa Boehm participou, no sábado (6), de debate sobre a participação feminina na vida pública, promovido pela Escola do Legislativo da Alesc, em Caibi. Ela citou que a região é um exemplo para o estado e o Brasil.
“Eu fico feliz porque o Oeste está dando um recado para Santa Catarina, pois há cidades grandes que não têm tantas mulheres assim em áreas de gestão pública. E vocês aqui no Oeste são um exemplo”, declarou, citando o fato de que em Águas Frias a mesa diretora da Câmara de Vereadores é formada só por mulheres e que Caibi tenha duas vereadoras entre as nove cadeiras.
Progressistas
O Progressistas filiou o vereador Luiz Henrique da Silva, na última semana, com a presença do deputado estadual Altair Silva. “Josinão”, como é conhecido, chega como pré-candidato a prefeito.
Nota eletrônica
A partir de maio, produtores rurais de todo o país serão obrigados a emitirem Nota Fiscal de Produtor Eletrônica (NFP-e). A obrigação estava prevista para 2023, mas foi prorrogada para 1º de maio deste ano pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) no ano passado.
A Associação de Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc) compartilhou explicações sobre as mudanças e os benefícios, fornecidas pelo assessor tributário e contador da entidade, Luciano Deon, sobre os impactos e preparativos necessários para essa transição. Clique aqui para ler o material.
Governador no Oeste
Antes de participar do evento regional do PL em Chapecó, na sexta-feira (5), em Abelardo Luz o governador Jorginho Mello inaugurou uma ponte entre a comunidade do Capão Grande e a região central do município, obra aguardada há 20 anos e a nova subestação da Celesc.
Em Irani inaugurou a reforma e ampliação da Escola Municipal de Educação Básica Prefeito Valdecir Angelo Zampieri e da Casa Lar, que acolhe crianças e jovens em vulnerabilidade social, que receberam recursos do Estado.
Durante a Efaics, Jorginho assinou a ordem de serviço para restauração e aumento da capacidade da SC-283 entre Seara e Arvoredo. A melhoria da rodovia é esperada há anos na região e faz parte do Programa Estrada Boa. Ao todo, serão investidos pelo Governo do Estado aproximadamente R$ 135 milhões em 27 quilômetros de rodovia.
Encontro regional do PL
Depois dessa agenda, Jorginho Mello participou do encontro do Partido Liberal em Chapecó, onde foi apresentada uma nominata com mais de 30 pré-candidatos a vereador no município. Mais de mil pessoas de toda região participaram e ouviram discursos mais ideológicos e enérgicos dos parlamentares e, ao final, Jorginho focou em falar das ações do Governo do Estado, sem deixar de citar o ex-presidente. “O PL do presidente Bolsonaro vai sair vencedor das próximas eleições, tanto aqui em Chapecó como em toda a região, para darmos sequência a este belo trabalho que vem sendo feito pelos líderes do PL”, disse o governador. Sobre ter candidato a prefeito na cidade mais importante do Oeste, por enquanto o partido assume publicamente a posição de que o assunto será tratado mais adiante pelo governador.
Veja mais postagens desse autor