Com problema na Saúde governo critica a imprensa; Reitora nega apoio a candidato entre outros destaques
Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates; será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar! Qualquer problema, favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148
O Governo do Estado está preocupado com as críticas que vem recebendo por causa dos serviços de Saúde. Há um sentimento de que boa parte da imprensa está contra e a serviço de um processo de enfraquecimento do governo de Jorginho Mello (PL). Será?
Nos próximos dias, trarei alguns números para vocês, mas, para o momento, é preciso dizer que o governo não tem que criticar a nós jornalistas pelo trabalho que realizamos. As críticas não devem ser vistas como algo contra a atual gestão, mas sim como um alerta, o que é o dever da imprensa quando as ações de uma determinada secretaria, no caso, da Saúde, não estão dando o resultado prometido e, o pior, anunciado.
Por isso, é preciso ter humildade e entender que tem problema a ser resolvido, ainda mais quando o presidente da Assembleia Legislativa, que é o segundo cargo mais importante do Estado, chama a atenção em uma fala espontânea em que claramente afirma que o governador fala algo sobre a saúde, sendo que na prática não é o que ocorre. Mauro De Nadal (MDB) não diria algo tão forte, de forma irresponsável e sem estar baseado em dados reais. Para ele, Jorginho Mello não está sendo informado sobre a realidade da Saúde estadual. Será que o governo dirá que ele mentiu?
Ontem à noite, o deputado estadual Sérgio Guimarães (UB) esteve no Hospital Joana de Gusmão, em Florianópolis. Ali, foi recebido por uma mãe que passou o domingo esperando atendimento para o seu bebê. O próprio parlamentar comenta no vídeo um caso de outra criança que, mesmo com sangramento, não estava conseguindo receber atendimento. (Clique para assistir ao vídeo) No final da semana passada, o Hospital Regional do Oeste não tinha UTI Neonatal, pois todas estavam em uso. Portanto, não temos hoje a melhor gestão da Saúde como tem sido propagado.
Se, por um lado, também é preciso reconhecer que a Saúde é uma torneira aberta, de difícil mensuração de gastos, e difícil para qualquer governo, por outro, é preciso ter responsabilidade com o que se divulga para a população, pois isso gera expectativa de algo que não é real. E olha que ainda nem chegamos no inverno. Ali sim, será um grande desafio para um governo que tem se mostrado ufanista demais nos anúncios de sua gestão, através de meios duvidosos a serviço de uma propaganda totalmente institucional.
Reitora nega apoio
A reitora da Unesc, Luciane Ceretta, entrou em contato para responder à informação que divulguei ontem, sobre a sua imagem ao lado do governador Jorginho Mello (PL) e do deputado federal Ricardo Guidi (PL), no jogo do Criciúma contra o Brusque. Luciane negou que a camisa com o nome de Guidi que aparece na foto tenha qualquer conotação eleitoral, já que ele é pré-candidato a prefeito. Ela explicou que foram feitas camisas do Tigre, como é conhecido o Criciúma, com os nomes das pessoas que ajudam a Unesc. Que fez a primeira entrega ao governador e a segunda ao parlamentar. “Na próxima terça-feira entregaremos ao prefeito (Clésio Salvaro) e ao Arleu (Silveira) e outras pessoas. São 56 pessoas no ano de 56 anos da Unesc”, explicou.
Conversa com Acélio e convites
Sobre a conversa com Acélio Casagrande, secretário de Saúde da gestão do prefeito de Criciúma Clésio Salvaro (PSD), a reitora da Unesc, Luciane Ceretta, informou que são amigos há cerca de 30 anos e que habitualmente conversam. Ela também fez questão de informar que os deputados que foram ao camarote da Unesc no estádio Heriberto Hulse, na final do catarinense, foram a convite do governador Jorginho Mello (PL), ao qual teria sido o único convidado diretamente pela universidade. “Não convidamos outras pessoas. Quem circulou por lá ou foi voluntariamente ou foi convidado da equipe do governador. O único convidado em parceria entre o Criciúma Esporte Clube por meio do seu presidente, e a Universidade por nossa mediação, foi o governador”, destacou.
Disputa interna
O Partido Liberal de Itajaí decidiu disputar a eleição com chapa pura. Como o critério era a pesquisa para a escolha do candidato, o secretário adjunto de Portos e Aeroportos Robison Coelho será o candidato a prefeito e o vereador Rubens Angioletti, a vice. Coelho ficou um pouco à frente do vereador. Só que Rubens nos últimos três dias tem intensificado o trabalho e afirma que conseguirá inverter a chapa. Ele acredita que chegará à convenção para ser o candidato a prefeito com Robison de vice.
Com quem estará?
Os bastidores da política de Itajaí aguardam com expectativa o movimento dos filiados do PL que ocupam cargo comissionado na gestão de Volnei Morastoni (MDB). Pois um partido que tem candidatura que se diz de oposição e quer representar a mudança não pode ter filiados no governo atual. Mas o que chama a atenção é que a chefe de gabinete do prefeito, pessoa de maior influência no governo de Itajaí, Paula Caeli de Oliveira, filiou-se ao PL. A pergunta é: Paula vai trair Volnei ou o partido?
Filiações em Araquari
O PSD encerrou a janela partidária com um evento para mais de 2.000 pessoas em Araquari. O prefeito Clenilton Pereira e o vice-prefeito Gordo Jasper assinaram a ficha. Jasper é o pré-candidato a prefeito com o apoio de Clenilton. O evento foi prestigiado pelo prefeito de Chapecó, João Rodrigues, o prefeito de Navegantes, Liba Fronza, o deputado estadual Napoleão Bernardes e pelo deputado federal Darci de Matos. O PSD também anunciou a filiação de mais um prefeito, Marcos Veber, o Marquinhos, de Luiz Alves, e mais quatro vices das cidades de Canelinha, Guabiruba, Pomerode e Nova Trento.
Nomes do Novo
Mais de 700 pessoas participaram do 5° Encontro Estadual do NOVO, em Blumenau. Durante o evento, a sigla apresentou oficialmente mais de 350 pré-candidatos entre prefeitos e vereadores. Segundo o presidente estadual do NOVO, Khalil Zattar, na última eleição municipal a sigla teve candidatos em apenas seis municípios e agora estará em quase 40. “Este encontro representou o fortalecimento e o amadurecimento do partido em todo o Estado. Em 2020 havia 3 mil filiados e agora são quase 5 mil. A meta é eleger ao menos cinco prefeitos e 40 vereadores em mais de 20 cidades”, afirmou.
Comunicação Digital
No primeiro trimestre do ano, o governador Jorginho Mello (PL) obteve a maior taxa de engajamento entre os governadores do Sul e Sudeste, atingindo o segundo lugar no ranking nacional e superando nomes como Tarcísio de Freitas, de São Paulo, Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, Romeu Zema, de Minas Gerais, e Ratinho Júnior do Paraná. Foram mais de 7 milhões de visualizações e 65 mil comentários nas quase 400 postagens do período. O levantamento foi feito pela plataforma de monitoramento digital Social Media Gov.
Pré-candidato
O empresário do ramo da Pesca e Transportes Kiki Pescados, pré-candidato a vereador em Itajaí, se filiou ao PL. A ficha foi abonada pelo pré-candidato a prefeito, Robison Coelho. Kiki é natural de Itajaí e se diz apoiador das pautas conservadoras.
Lapa é pré-candidato
O ex-vereador e ex-candidato a vice-prefeito de Itajaí nas eleições de 2020, Edson Lapa, se filiou ao Partido da Mobilização Nacional (Mobiliza 33), tendo sua ficha abonada pelo presidente local, Hudson Barboza Matos. O ato foi prestigiado pelo deputado federal e presidente do MDB de Santa Catarina Carlos Chiodini, que é pré-candidato a prefeito, além do presidente do MDB de Itajaí, Wilson Rebelo Júnior., e pelo pré-candidato a vereador pelo MDB, Sueverton Aquino. Lapa é pastor e coordenador do MEVAM Social, braço social da igreja que é cofundador.
Cardoso no PL
Guilherme Cardoso se filiou ao PL e é pré-candidato a vereador de Balneário Camboriú. Na última eleição ele obteve 824 votos. “Estar no lado certo foi o que motivou minha decisão de aceitar o convite do prefeito Fabrício (Oliveira). O propósito de servir a cidade continua e no partido que compartilha dos valores que acredito”, afirmou.
Mulheres na política
A dupla Carol Poerner e Paula Daros, da Bacupari Comunicação Criativa, está desafiando as normas em um cenário predominantemente masculino. Como jovens marketeiras, liderando inúmeras campanhas políticas em municípios catarinenses, elas se destacam por sua criatividade e visão estratégica. A parceria não só acumula conquistas e reconhecimento, mas também inspira uma nova geração de mulheres a perseguirem seus sonhos na política. Elas defendem que a diversidade é essencial para a eficácia da comunicação política, afirmando que as mulheres trazem uma perspectiva única para o campo. Sua presença e a de outras líderes estão pavimentando o caminho para uma maior representatividade feminina na área, estimulando outras mulheres a ocuparem seus espaços de direito na política.
Veja mais postagens desse autor