Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!   Instagram: @scempauta   Twitter:  @scempauta   https://www.facebook.com/scempauta  

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

Ontem eu entrevistei no programa, O Jogo do Poder na Rádio Jovem Pan News de Florianópolis, 103,3 FM, dois pré-candidatos do MDB ao Governo do Estado. O prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, e o senador Dário Berger, defenderam os seus projetos e responderam às perguntas sobre diversos temas.

Antídio foi o primeiro a ser entrevistado. Questionado se a união será mantida após ser definido o nome do partido para o pleito estadual, ele respondeu que sim, que todos sairão abraçados. Para o prefeito, o perfil mais próximo do que o eleitor quer, é o que definirá o candidato, sem especificar se uma pesquisa será realizada.

Perguntei para Antídio, o que ele faria de diferente em relação ao atual governo. Respondeu que o poder público e a iniciativa privada precisam caminhar junto e, defendeu que o gestor tenha uma visão de administração empresarial, com a transparência total. Ele também lembrou que, semestralmente, faz uma prestação de contas para a população.

Já quanto a relação da bancada emedebista com o governo de Carlos Moisés da Silva (sem partido), Antídio disse que não tem problema ajudar o Estado, mas chamou a atenção para a necessidade do partido se preparar para a formação de legenda, com candidaturas a estadual e federal.

Por sua vez, Dário Berger lembra que está no último degrau da escada, após ter sido vereador e prefeito de São José e Florianópolis. No Senado, ele presidiu as comissões de Orçamento, Educação e Infraestrutura. “Eu tenho o melhor currículo. Não terei dificuldade de apoiar o Antídio se ele for o candidato, mas estou tentando convencê-lo que ele começou agora”, destacou.

Por fim, questionei de que forma o escolhido para disputar a eleição, conseguirá se posicionar como um candidato que fará o contraponto a Moisés, tendo a bancada na base de apoio do governo. “Marcelo, vamos resolver um problema de cada vez. Resolvendo o primeiro, nós passamos para o segundo problema”, respondeu o senador.

Entrevistas no Jogo do Poder

Hoje eu recebo no Jogo do Poder na Rádio Jovem Pan News de Florianópolis, 103,3 FM, o presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, Décio Lima, e o ex-governador, Raimundo Colombo (PSD). Ambos são pré-candidatos ao Governo do Estado. O programa vai ao ar às 16h e, além de ouvir pelo rádio, você também pode assistir através do Youtube no perfil Jovem Pan Floripa.

Respeito pela data das prévias

No almoço de terça-feira da bancada do MDB na Assembleia Legislativa, ficou definido que os parlamentares chamarão os três pré-candidatos ao Governo do Estado, deputado federal, Celso Maldaner; senador, Dário Berger; e o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, para conversar. Caberá ao líder da bancada, Valdir Cobalchini, agendar a data do encontro. Um deputado relatou que o sentimento dos parlamentares é de que seja respeitada a deliberação do diretório que, marcou a prévia para 15 de fevereiro. Essa mesma fonte revelou que a busca por um entendimento entre os três pré-candidatos para evitar uma disputa, é feita a pedido da bancada que teme um racha.

Data limite

Outro deputado integrante da bancada estadual do MDB, também me disse que independente de qualquer acerto entre os pretensos candidatos do partido ao Governo do Estado, que a bancada permanecerá na base governista, pelo menos até fevereiro do próximo ano, quando deixará o governador Carlos Moisés da Silva (sem partido) a vontade para tomar a decisão que quiser. A fonte não vê a necessidade de rompimento, nem de afastamento do governo neste ano.

PSD quer adiantar

Uma liderança do PSD revelou que no próximo dia 4 de outubro, o partido reunirá as suas lideranças para apresentar os pré-candidatos ao Governo do Estado e, a deputado estadual e federal. O encontro ainda não tem local definido, mas deverá ter início às 17h. De acordo com a fonte, os nomes que desejam disputar a majoritária gostaram da decisão. O partido tem como pré-candidatos o ex-governador, Raimundo Colombo; o prefeito de Chapecó, João Rodrigues; e o ex-prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes. Uma fonte chegou a dar uma cutucada no ex-deputado estadual, Gelson Merisio, que comandou o PSD catarinense. “O Milton (Hobus) tem comentado sempre que ele é do consenso. Ele quer ser diferente do que era antes e todos reclamavam. O presidente da época falava sim, ou não, e pronto. Reunião de partido, nunca tinha”, afirmou.  

Colombo gostou

A fonte me disse que o ex-governador, Raimundo Colombo, gostou da decisão de antecipar o anúncio dos pré-candidatos do PSD. “A minha visão é que os que querem ser candidatos gostaram, principalmente o Colombo. Neste momento em que começou esse embate mais forte entre ele e o Moisés, é importante que o ex-governador seja colocado como pré-candidato”, afirmou. Rumores no partido dão conta de que o presidente estadual do PSD, deputado Milton Hobus, estaria inclinado a favor de Colombo, tanto, que ele acompanhou o ex-governador em uma viagem a São Paulo quando se encontraram com o presidente nacional, Gilberto Kassab. Na ocasião, Colombo pediu que o partido determine que o PSD tenha candidato. Ele teme que a ala pró-governador ofereça apoio a Carlos Moisés da Silva (sem partido), seu desafeto.

Policial nega

O vereador de Balneário Arroio do Silva, Clailton de Oliveira, que também é policial militar, me procurou para negar a informação passada por fontes da PM, que ele teria feito críticas ao presidente da Aprasc, João Carlos Pawlick. Também negou que ele e seus colegas tenham entrado em qualquer conflito com o Governo do Estado, com a base governista na Assembleia Legislativa e com os oficiais. Segundo o sargento Clailton, o grupo tem trabalhado pela reposição linear para a categoria representando a Aprasc. Sobre uma possível traição contra Pawlick, ele negou, mas admite que divergência de pensamento é normal. O sargento lembra que até o final de novembro o grupo seguirá unido pela Aprasc, mas se não estiverem juntos na eleição da entidade, não poderá ser visto como traição. “Faz parte do jogo”, afirmou.

Prefeitura na comunidade

Nesta semana ocorreu uma nova etapa em Palhoça do programa “Prefeitura com Você”, com o atendimento das demandas dos moradores dos bairros Madri, Caminho Novo e São Sebastião. Dando início ao encontro, o prefeito Eduardo Freccia (PSD) destacou que muitas obras tiveram início por solicitação dos moradores. “A revitalização do bairro Madri, por exemplo, foi um pedido que surgiu em uma edição anterior do programa e, atualmente, é uma realidade que beneficia os moradores de toda a cidade”, afirmou.

Melhores empresas

Com mais de 80 mil cooperados em Santa Catarina e no Paraná, a equipe da Unicred SC/PR comemora a sua inclusão na 3ª edição da premiação anual do ranking que elegeu as Melhores Empresas Para Trabalhar – Instituições Financeiras 2021, parceria do Instituto Great Place to Work® Brasil(GPTW) com a ACREFI –  Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento. No evento virtual no canal da ACREFI Oficial, no Youtube, a cooperativa financeira ficou em 3° lugar, na categoria médio porte, um reconhecimento da excelência das práticas realizadas junto aos seus 602 colaboradores.

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!   Instagram: @scempauta   Twitter:  @scempauta   https://www.facebook.com/scempauta