Alesc Itinerante debate obras estruturantes, saúde e desenvolvimento regional em Araranguá
Acesse o nosso Canal no WhatsApp!
Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!
Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.
Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.
Acesse e siga agora:
https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t
E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!

A programação da segunda edição de 2026 do programa Alesc Itinerante começou nesta terça-feira (26), em Araranguá, com uma coletiva de imprensa que reuniu cerca de 50 profissionais de comunicação do Sul catarinense. O encontro ocorreu no Centro Multiuso Arlete Salomé Cristiano e contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Julio Garcia, além dos deputados da Bancada do Sul. Entre os principais temas debatidos estiveram obras de infraestrutura, prevenção de desastres climáticos, saúde, segurança pública e desenvolvimento econômico regional.
Durante a coletiva, os parlamentares destacaram demandas consideradas prioritárias para os 46 municípios das regiões de Criciúma, Tubarão e Araranguá. Entre elas estão a retomada das obras da SC-108 entre Praia Grande e Jacinto Machado, o projeto da ViaMar, melhorias nos molhes de Passo de Torres, além de ações de mobilidade e logística. Segundo o deputado José Milton Scheffer, o projeto da SC-108 já está concluído e depende do avanço dos processos burocráticos para sair do papel. A obra prevê investimento estimado em R$ 81 milhões e extensão de 31 quilômetros.
A situação do Morro dos Cavalos, na BR-101, também foi apontada como uma das pautas centrais da região Sul. O coordenador da Bancada do Sul, Rodrigo Minotto, afirmou que a construção dos túneis é estratégica para a mobilidade e a logística catarinense. “Essa pauta é fundamental para Santa Catarina. Precisamos sensibilizar as autoridades federais e estaduais para viabilizar a construção dos túneis”, declarou. Já o presidente da Alesc avaliou que os principais entraves para a execução de grandes obras no Estado estão relacionados à burocracia. “O problema de Santa Catarina não é recurso. Desde a pandemia vivemos abundância de recursos. O que atravanca são os entraves burocráticos”, afirmou Julio Garcia.
Os deputados também ressaltaram a importância do programa Alesc Itinerante como ferramenta de aproximação entre o Parlamento e a população catarinense. Questões ligadas à prevenção de enchentes, fortalecimento da Defesa Civil, saúde pública, segurança e potencial turístico do Sul do Estado também integraram os debates. Criado em 2023, o programa já passou por cidades como Blumenau, Joinville, Lages, Chapecó, Criciúma, São Miguel do Oeste, Mafra, Balneário Camboriú e Curitibanos. Araranguá recebe, neste ano, a décima edição da iniciativa.
Veja mais postagens desse autor

