Acesse o nosso Canal no WhatsApp!

Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!

Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.

Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.

Acesse e siga agora:

https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t

E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!

Especialistas participaram do Teste de Confirmação realizado na sede do TSE, em Brasília / Foto: Divulgação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluiu a segunda etapa do Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais de 2025, procedimento que integra o calendário permanente de auditorias da Justiça Eleitoral. Segundo o tribunal, os testes confirmaram novamente a segurança do sistema eletrônico de votação, sem identificação de vulnerabilidades que comprometessem o sigilo ou a integridade do voto.

A fase denominada Teste de Confirmação reuniu, entre os dias 13 e 15 de maio, especialistas que participaram da etapa principal do evento realizada em dezembro de 2025. O objetivo foi verificar se as melhorias sugeridas pelos investigadores haviam sido incorporadas aos sistemas eleitorais pelas equipes técnicas do TSE. Quatro propostas foram selecionadas para análise, apresentadas por especialistas independentes e representantes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Júlio Valente, os apontamentos feitos durante os testes contribuíram para o fortalecimento dos mecanismos já existentes. “Isso é extremamente benéfico, pois mostra que a sociedade colabora com a Justiça Eleitoral, por meio das investigadoras e dos investigadores que participam dos Testes Públicos, de forma a manter sempre seguro nosso sistema eleitoral”, afirmou. Os participantes também relataram que as correções implementadas pelo tribunal foram consideradas eficazes.

Os relatórios finais da Comissão Avaliadora e da Comissão Reguladora devem ser publicados em 22 de julho, enquanto o compêndio do evento será divulgado no dia 31 do mesmo mês. O TSE informou ainda que os códigos-fonte dos sistemas eleitorais permanecem disponíveis para inspeção por entidades fiscalizadoras até a cerimônia de assinatura digital e lacração dos sistemas que serão utilizados nas Eleições 2026.