Homeostase Diária
Acesse o nosso Canal no WhatsApp!
Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!
Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.
Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.
Acesse e siga agora:
https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t
E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!

Homeostase, ou melhor, o processo fisiológico que o organismo tem de manter o equilíbrio.
Considere a pressão arterial, quando cai muito, a frequência cardíaca acelera e eleva sua pressão arterial até uma faixa saudável. Quando sobe muito alto, seus rins reduzem a quantidade de líquido no corpo liberando a urina. O tempo todo, seus vasos sanguíneos ajudam a manter o equilíbrio, contraindo ou expandindo conforme necessário.
O corpo humano está constantemente regulando centenas de loops de feedback para manter sua pressão arterial, temperatura corporal, níveis de glicose, níveis de cálcio e muitos outros processos em um equilíbrio estável.
O conceito de homeostase confirma que a tendência natural da vida é encontrar estabilidade.
Como o nosso corpo, existem muitas forças e loops de feedback que moderam o equilíbrio particular dos nossos hábitos. As escolhas diárias também desenvolvem seus próprios níveis de homeostase. Somos consequência de padrões que assumimos ou deixamos de assumir, como quantas vezes praticamos (ou não) atividade física; quantas vezes ingerimos (ou não) frutas no dia; quantas vezes praticamos (ou não) auto-cuidado.
Com o tempo, cada um de nós se instala em nossa própria versão do equilíbrio, esse equilíbrio se torna tão normal que se torna invisível. Essas forças estão interagindo todos os dias, mas raramente percebemos como elas moldam nossos comportamentos. Ou seja, até tentarmos fazer uma mudança.
É muito difícil promover a mudança de algo que o nosso corpo já conhece e considera como o seu equilíbrio. Sempre que o equilíbrio é perdido, o sistema é motivado a restaurá-lo.
Se você sair muito dos limites do seu desempenho normal, então quase todas as influências da sua vida estarão gritando para você voltar ao equilíbrio.
Podemos contextualizar com outra esfera, George Leonard, mestre de artes marciais escreveu o livro Maestria. Ele compartilha um raciocínio semelhante sobre mudança e equilíbrio. Ele ressalta que a estabilidade é confortável e conclui que, por padrão, a mudança é descartável. E que dessa forma, nem sempre é ruim sentir dor, desconforto ou incerteza ao tentar algo novo (dentro dos limites é claro), porque esses sentimentos podem ser vistos como um sinal, não de que algo está errado, mas algo certo. Você está sentindo desconforto porque está mudando.
Ele cita que “a resistência é proporcional ao tamanho e à velocidade da mudança, não ao fato de a mudança ser favorável ou não”. Em outras palavras, quanto mais rápido você tentar mudar, maior a probabilidade de você retroceder. A busca pela mudança rápida diz de forças de combate que estão lutando para puxá-lo de volta ao seu estilo de vida anterior.
Para que a mudança dure, devemos trabalhar com as influências das nossas vidas, não contra elas. Quase tudo o que compõe sua vida diária tem um equilíbrio—um ponto de ajuste natural, um ritmo normal. Se chegarmos muito além desse equilíbrio, nos encontraremos sendo arrastados de volta à linha de base.
Assim, a melhor maneira de alcançar um novo nível de equilíbrio não é com mudanças radicais, mas com pequenas vitórias a cada dia.
Este é o grande paradoxo da mudança de comportamento. Se você tentar mudar sua vida de uma só vez, você rapidamente se encontrará puxado de volta para os mesmos padrões de antes. Mas se você se concentrar apenas em mudar seu dia normal, descobrirá que sua vida muda naturalmente como um efeito colateral.
Seu corpo não sabe qual o resultado a longo prazo da mudança atual. Ele não sabe que acordar 1 hora mais cedo para treinar vai diminuir o seu risco cardiovascular e a longo prazo aumentar a sua expectativa e qualidade de vida, mas você sabe. Ele não sabe que uma alimentação equilibrada com mais proteínas, fibras e muita água aumenta o gasto energético total, colabora para o déficit calórico e, por fim, promove a perder peso, mas você sabe.
Escolha e mantenha a sua homeostase diária!
Maria Tereza Daniel Justo
Médica Clínica
Pós-graduada em Medicina do Trabalho
CRM SC 31.399



