Justiça do Trabalho de SC registra quase 100 mil novas ações e bate recorde histórico
Acesse o nosso Canal no WhatsApp!
Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!
Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.
Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.
Acesse e siga agora:
https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t
E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!

A Justiça do Trabalho de Santa Catarina recebeu 99.866 novos processos em 2025, maior volume já registrado pela instituição em mais de nove décadas. O número representa crescimento de 15% em relação a 2024 e aumento de 65% desde 2021, superando inclusive o recorde anterior, alcançado em 2016, antes da reforma trabalhista. Os dados são do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC), com base nas estatísticas do sistema e-Gestão.
O crescimento da demanda ocorre após queda significativa registrada em 2018, período posterior à entrada em vigor da reforma trabalhista. Avaliações técnicas apontam que a decisão do Supremo Tribunal Federal que isentou beneficiários da justiça gratuita do pagamento de honorários de sucumbência contribuiu para o aumento das ações judiciais. Em 2025, também houve elevação no número de processos solucionados, que passou de 80,2 mil para 86,8 mil, sendo 55% finalizados por sentença e 45% por meio de acordos.
Entre as unidades com maior volume de processos estão as varas do trabalho de Itapema, Navegantes, Xanxerê, Palhoça e Concórdia. Segundo a magistratura, fatores como o crescimento da construção civil e a sazonalidade do comércio em cidades litorâneas têm influenciado o aumento das demandas, especialmente em casos relacionados à terceirização de mão de obra e ao encerramento de atividades temporárias sem o cumprimento de obrigações trabalhistas.



