Acesse o nosso Canal no WhatsApp!

Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!

Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.

Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.

Acesse e siga agora:

https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t

E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!

Imagem: Freepik

A confiança dos consumidores catarinenses apresentou crescimento em janeiro de 2026, conforme aponta o Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), divulgado pela Fecomércio SC em parceria com a Confederação Nacional do Comércio (CNC). O indicador registrou alta de 2,7% no estado, alcançando 112,6 pontos, patamar que indica cenário de otimismo.

O desempenho catarinense ficou acima da média nacional, que avançou 0,8% e atingiu 103,6 pontos no mesmo período. Apesar do crescimento, a Fecomércio ressalta que o índice ainda está abaixo do nível observado em janeiro de 2025, após a redução da confiança registrada no segundo semestre do ano passado.

Segundo o presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, os dados indicam retomada do otimismo entre as famílias, o que pode favorecer o desempenho do comércio ao longo do ano, embora o setor empresarial ainda mantenha postura de cautela. Levantamento anterior da entidade também apontou que cerca de dois terços dos consumidores catarinenses pretendem manter ou ampliar os gastos em 2026.

Entre os fatores associados ao aumento da confiança estão a previsão de redução da inflação e dos juros, além do início da isenção do Imposto de Renda para contribuintes com renda mensal de até R$ 5 mil. Dados da pesquisa também mostram melhora em subindicadores relacionados à renda atual, situação do emprego, perspectivas profissionais e intenção de consumo.