Acesse o nosso Canal no WhatsApp!

Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!

Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.

Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.

Acesse e siga agora:

https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t

E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!

Imagem: Divulgação

A atuação de uma área de baixa pressão próxima à costa mantém as condições de instabilidade em Santa Catarina entre esta segunda-feira (29) e terça-feira (30), com previsão de temporais e volumes elevados de chuva, especialmente nas regiões litorâneas. O cenário aumenta o risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra em diferentes áreas do estado.

Após um final de semana com temporais típicos de verão, a semana começa com intensificação das chuvas, principalmente entre as tardes e noites. Na segunda-feira (29), os temporais podem provocar chuva intensa em curto período, com risco considerado muito alto para o Planalto Norte, Litoral Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e parte do Litoral Sul, sobretudo entre o meio da tarde e o início da noite.

Diante da previsão, a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina orienta a população a não atravessar áreas alagadas, seja a pé ou de veículo, devido aos riscos associados à correnteza, buracos, bueiros abertos e arrastamento.

Na terça-feira (30), o tempo segue instável, com possibilidade de novos temporais em todas as regiões. A atenção permanece concentrada nas áreas litorâneas, especialmente entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte, onde o risco para ocorrências relacionadas às chuvas intensas continua elevado.

Entre segunda e quarta-feira, os acumulados de chuva nessas regiões podem variar entre 150 e 200 milímetros, com registros pontuais superiores. Esse volume aumenta o risco de deslizamentos, principalmente em áreas onde a chuva ocorrer de forma persistente.

No Grande Oeste e nos Planaltos, o risco varia de moderado a alto ao longo do período. Nessas regiões, as chuvas devem ocorrer de forma mais isolada, concentradas entre as tardes e noites, com potencial para volumes elevados em curto intervalo e transtornos localizados.

A Proteção e Defesa Civil recomenda o acompanhamento contínuo das atualizações e alertas meteorológicos pelos canais oficiais e a adoção de medidas de autoproteção, especialmente evitando deslocamentos durante os períodos de chuva mais intensa.