Verão em Santa Catarina terá temperaturas elevadas e chuvas irregulares, aponta Fórum Climático
Acesse o nosso Canal no WhatsApp!
Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!
Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.
Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.
Acesse e siga agora:
https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t
E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!

O verão começa oficialmente às 12h03 do dia 21 de dezembro e deve ser marcado por temperaturas elevadas e distribuição irregular das chuvas em Santa Catarina. A previsão, definida durante o 235º Fórum Climático Catarinense, aponta redução dos acumulados no Grande Oeste e maior frequência de precipitações no Litoral e no Planalto Norte, onde tradicionalmente ocorre o período mais chuvoso do ano.
De acordo com a análise, dezembro deve registrar volumes abaixo da média para a época em grande parte do estado, especialmente no Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. O cenário está associado às condições típicas do fenômeno La Niña que, embora ainda não esteja oficialmente caracterizado, já influencia o clima e deve manter seus efeitos até fevereiro de 2026. Após uma primavera com temperaturas inferiores à média, o mês de dezembro marca o retorno do calor, com tardes mais quentes e aumento da radiação solar, o que pode impactar a situação hídrica e a produtividade agrícola.
Mesmo com a tendência de redução das chuvas em algumas regiões, permanecem previstos temporais típicos de verão, associados ao calor e à umidade disponível, com possibilidade de alagamentos, enxurradas, vendavais e episódios pontuais de granizo. Em janeiro, as chuvas tendem a se tornar mais frequentes e, em alguns momentos, intensas, especialmente entre a Grande Florianópolis e o Norte catarinense, onde não se descartam eventos extremos. Em fevereiro, a precipitação volta a apresentar comportamento irregular, mantendo-se a influência da circulação marítima no litoral.
O trimestre de dezembro, janeiro e fevereiro concentra o maior número de ocorrências de desastres naturais no estado, conforme dados do Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina. Diante desse cenário, a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil recomenda atenção aos avisos meteorológicos, evitando áreas alagadas durante temporais, buscando abrigo seguro em caso de ventos fortes, raios ou granizo, e observando sinais de movimentos de massa próximos a residências.



