Acesse o nosso Canal no WhatsApp!

Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!

Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.

Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.

Acesse e siga agora:

https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t

E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!

FOTO: Rodrigo Corrêa/Agência AL

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) divulgou na manhã de hoje (27), as instituições de ensino que participarão da 35ª edição do Parlamento Jovem, prevista para 2026. A iniciativa reúne estudantes de oito regiões do Estado e integra o programa da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira.

O Parlamento Jovem ocorre semestralmente e seleciona alunos que atuam como deputados, organizam bancadas e formam partidos políticos fictícios. Cada grupo conta com dois professores que desempenham a função de assessores parlamentares. A seleção é regional e contempla o meio-oeste, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Sul, Planalto Norte, Oeste, Nordeste e Planalto Serrano.

As escolas selecionadas para a próxima edição são: Escola Maria Imaculada (Curitibanos); EEB Cruz e Sousa (Tijucas); EEB José Maurício (Blumenau); EEB Rubens de Arruda Ramos (Criciúma); EEB Maria Lucia Feres (Mafra); EEB Francisco Brazinha Dias (Belmonte); EEB Professor José Duarte Magalhães (Jaraguá do Sul); e Colégio Paradgima (São Joaquim).

Após eleitos internamente, os deputados e deputadas jovens participam de atividades em Florianópolis, onde tomam posse e recebem formação sobre oratória, elaboração de pareceres, funcionamento de comissões técnicas e condução de sessões plenárias. Também assistem a palestras sobre a importância da política e o protagonismo juvenil.

Com a divulgação, as escolas iniciarão o processo de eleição interna para definir os representantes da edição de 2026. Estudantes e professores devem acompanhar os canais da Escola do Legislativo para informações sobre etapas, cronograma e orientações. Escolas não selecionadas podem consultar o processo de participação para futuras edições.