GAECO deflagra Operação “Último Recurso” para apurar fraudes em concursos públicos no Oeste de SC
Acesse o nosso Canal no WhatsApp!
Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!
Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.
Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.
Acesse e siga agora:
https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t
E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), coordenado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), deflagrou nesta quarta-feira (26) a Operação “Último Recurso”, em apoio a investigação conduzida pela 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Maravilha. Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em Flor do Sertão, além da determinação judicial de suspensão do exercício da função pública para dois servidores municipais. As decisões foram emitidas pela Vara Regional de Garantias da Comarca de São Miguel do Oeste.
A ação é um desdobramento da segunda fase da Operação “Electus” e apura a suposta participação de uma empresa organizadora de concursos públicos em fraudes por meio da manipulação de gabaritos, havendo indícios de envolvimento de servidor municipal. O objetivo é reunir documentos e elementos que contribuam para a elucidação dos fatos e garantam a lisura dos processos seletivos.
Segundo o MPSC, o nome “Último Recurso” faz referência a uma prática atribuída à empresa investigada, que orientaria candidatos beneficiados a apresentar recursos administrativos às provas para possibilitar interferências posteriores nos resultados, favorecendo determinados concorrentes.
A Operação “Último Recurso” decorre da segunda fase da Operação “Electus”, deflagrada em outubro de 2025 em municípios do Oeste catarinense e no Paraná, voltada a investigar e desarticular um esquema de fraudes em concursos públicos e processos seletivos que teriam beneficiado candidatos em diferentes certames.



