Acesse o nosso Canal no WhatsApp!

Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!

Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.

Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.

Acesse e siga agora:

https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t

E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!

Vice-prefeito de Lages, Jair Júnior, retorna às redes sociais em oposição a Carmen Zanotto

Em cerimônia na ACIL para anunciar novos investimentos, a prefeita Carmen Zanotto (Republicanos) e sua equipe ignoraram completamente a presença do vice-prefeito Jair Júnior. Desde o episódio de violência doméstica protagonizado por ele, Carmen rompeu relações e o baniu fisicamente da prefeitura. Isolado e sem alternativas, Jair oficiou a prefeita para reaver seu gabinete, mas não obteve resposta.

Por ora, a estratégia do vice-prefeito é aguardar o desfecho do processo movido pela ex-namorada para, somente depois, judicializar seu retorno oficial às funções. Enquanto isso, as divergências entre prefeita e vice se acentuam, especialmente no que diz respeito às promessas de governo. Jair Júnior é oficialmente o vice-opositor e tem engrossado o coro dos descontentes.

Foto: reprodução

Questionamentos

Com base em uma série de decisões equivocadas do Executivo, o vice-prefeito tem feito, nos últimos dias, uma série de questionamentos públicos sobre a gestão municipal. Entre os temas citados estão o recapeamento da Avenida Belizário Ramos (Carahá), a Festa Nacional do Pinhão, a coleta de lixo, a farmácia básica e os critérios de prioridade para a pavimentação asfáltica.

Segundo ele, a obra de recapeamento da principal avenida da cidade não corresponde ao projeto inicial.

O modelo adotado para a Festa do Pinhão 2025, diferente dos anos anteriores, teria sido um fracasso de público, econômico e cultural.

A coleta seletiva de lixo realizada pela COPERLAGES estaria comprometida por falta de repasses; há meses, segundo o vice, os trabalhadores estariam sem receber salários.

O processo de descentralização da farmácia básica também não seria o que foi prometido. No plano de governo, constava a entrega de medicamentos em domicílio, “como receber pizza”.

Por fim, o novo pacote de pavimentação asfáltica, com recursos realocados da obra da Avenida Carahá, privilegia o entorno de determinadas empresas em detrimento das ruas mais precárias dos bairros, contrariando as promessas de campanha.

Ofícios

Sem qualquer participação nas tomadas de decisão do Executivo, Jair tem afirmado, em seus vídeos, que passou a enviar ofícios às secretarias para se manter informado sobre os acontecimentos da gestão. A leitura mais provável para o restante de seu mandato é que o vice-prefeito atuará como uma espécie de contraponto permanente às ações de Carmen Zanotto; um fiscalizador especial do Executivo, com voz mais ativa e mais ouvida do que toda a Câmara de Vereadores.

Relembre o caso que afastou Jair Júnior da prefeitura

Em março, o vice-prefeito foi envolvido em um caso de violência doméstica. No dia seguinte ao ocorrido, que ganhou manchetes na imprensa estadual e até nacional, a prefeita Carmen Zanotto decidiu exonerar Jair Júnior do cargo de diretor-presidente da SEMASA e sugeriu o seu afastamento do cargo de vice-prefeito até que as investigações fossem concluídas. A exoneração foi justificada, segundo ela, porque o tema da mulher é uma pauta muito cara ao seu mandato.

Poucos dias depois, a prefeita exonerou também os cargos vinculados ao gabinete do vice-prefeito e retirou seu gabinete oficial da sede administrativa. Na prática, Lages está sem vice-prefeito. O assunto tornou-se proibido nos bastidores do Paço. Desde então, já se passaram mais de sete meses. E, na ausência de Jair Júnior, a prefeita adotou seu chefe de gabinete como um vice de honra.