Acesse o nosso Canal no WhatsApp!

Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!

Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.

Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.

Acesse e siga agora:

https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t

E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!

Nas suas contas no Instagram, o partido NOVO – diretórios regional e municipal – comemorou os 8,7% que a pesquisa Neokamp concedeu a Adriano Silva para governador. Não há uma individualização por região, mas certamente a maioria destes eleitores consultados são de Joinville. Inegavelmente, o prefeito de Joinville está entre os quatro políticos com maior patrimônio eleitoral em Santa Catarina. Sua reeleição com quase 80% dos votos no primeiro turno é uma certidão indiscutível. Contudo, à exemplo de Hernán Cortés no México em 1519, Adriano já afundou seus navios para que não haja volta sua decisão de cumprir o mandato até o final. Em fevereiro, em conversa que só teve uma testemunha, o deputado Maurício Peixer (PL) ele garantiu ao governador Jorginho Mello que não seria adversário. Por isso, Joinville vem sendo contemplada pelo governador-candidato à reeleição com atenção especial..

Comentário

O prefeito de Joinville fez um breve comentário sobre o entusiasmo do NOVO com a pesquisa: “É a prova de que é possível, sim, fazer política de uma forma diferente e eficiente e também que o NOVO veio para transformar o País e a atual política”.    

Foto: reprodução. Dois vereadores ficaram de fora

NOVO revela seus candidatos para 2026

Em recente evento do partido NOVO em Joinville, a foto promocional incluiu cinco filiados: o prefeito Adriano Silva e sua vice Rejane Gambin, o deputado Matheus Cadorin e os vereadores Érico Vinícius e Neto Petters. Chamou a atenção de um leitor o fato de não estarem os também vereadores Alisson Júlio e Vanessa Falk. “Será que o Alisson saiu do partido?”, perguntou.

Entre os cinco, três serão candidatos

Por que o vereador Érico está na foto e Alisson não? Afinal, ambos não serão candidatos em 2026. O presidente municipal do NOVO Daniel Cardozo Júnior confirmou o que a coluna já antecipou há pelo menos quatro meses: a vice-Rejane Gambin concorrerá à Câmara Federal; o deputado estadual Mateus Cadorin à reeleição e o vereador mais votado do NOVO em Joinville Neto Petters (7.586 votos) será o outro candidato à Assembleia Legislativa. “Eles são pré-candidatos”, acrescentou Cardozo Júnior, obedecendo o protocolo. Na prática, a decisão já foi tomada e a convenção será apenas homologatória. E o Érico? “Por enquanto, não tem nenhuma pré-candidatura para o ano que vem”, acrescentou Júnior.

Vice-prefeita de Joinville se elege?

Jornalista, ex-apresentadora do programa de maior audiência local da então RBS TV/Joinville (Jornal do Almoço), Rejane é vice-prefeita da maior confiança de Adriano Silva. Eles não revelam publicamente, mas o projeto é elegê-la e dois anos depois voltar para concorrer à sucessão municipal. Mesmo se perder, mas com expressiva votação no município, Rejane continuará sendo a escolhida por Adriano Silva porque o NOVO não teria outro nome. O desafio será conseguir legenda suficiente (depender da votação dos outros candidatos da sigla). O inesperado fenômeno aconteceu em 2022 com Rodrigo Coelho: mais votado em Joinville e do Podemos no Estado, não foi reeleito por falta de votos na legenda.

Em Minas está atrás do PT

No único estado que o partido NOVO governa (desde 2019) o candidato a governador Mateus Simões (5,9%) está na última colocação na mais recente pesquisa do Instituto Paraná. Mesmo com o apoio de Romeu Zema, o candidato do NOVO está atrás da prefeita de Contagem (PT) Marília Campos, que tem 10,6%. O Senador Cleitinho (PL) lidera em todas as pesquisas. Em nenhum estado da Federação o NOVO sequer tem chances de ir para o segundo turno, segundo as pesquisas.

Foto: divulgação. Merss, Bauer e Schneider.

Assunto da conversa

Depois que Marcelo Lula revelou a intenção do ex-prefeito Carlito Merss (PT) em reunir o apoio dos partidos de esquerda em um único candidato – citou nominalmente Paulo Bauer no PSB – ambos voltaram a conversar recentemente, sob o testemunho do empresário Sambi Schneider. É claro que Merss voltou ao assunto. O ex-senador Bauer dirige o ambicioso projeto empresarial de Carlos Rodolfo Schneider de construir um porto na Baia da Babitonga, ainda em fase de liberação de licenças ambientais.

Curtas

– Dos 24,4 milhões que serão investidos na duplicação do último trecho da Avenida Santos Dumont, R$ 20,7 milhões são de empréstimo do BID (Viva Cidade 2).

– Os restantes R$ 3,7 milhões são do Cosip (Custeio do serviço de Iluminação Pública.

– Sem recursos do Governo estadual. Só na duplicação da Rua Santa Catarina, acesso ao Distrito Industrial.

Fale com o colunista pelo WhatsApp (47)999644082

Ou pelo e-mail luizverissimoscempauta@gmail.com