Semana segue com instabilidade e risco de chuva intensa em Santa Catarina
Acesse o nosso Canal no WhatsApp!
Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!
Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.
Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.
Acesse e siga agora:
https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t
E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!

A semana inicia com nebulosidade e ocorrência de chuvas rápidas em Santa Catarina. Após a passagem da frente fria no domingo (16), o Estado permanece sujeito a instabilidades, com destaque para hoje (18), quando o risco de chuva intensa aumenta. A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SPDC/SC) indica risco moderado a alto para alagamentos e enxurradas, além de risco baixo a moderado para destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores.
Nesta terça-feira, áreas de baixa pressão favorecem o retorno da instabilidade, com chuva a partir da madrugada no Grande Oeste, avançando para os Planaltos, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral ao longo do dia. A nebulosidade permanece elevada, com possibilidade de temporais isolados acompanhados de trovoadas, raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
O risco é maior entre a Grande Florianópolis, o Vale do Itajaí e o Litoral Norte, onde há maior probabilidade de alagamentos e enxurradas.
A partir da madrugada de quarta-feira (19), a instabilidade diminui e o tempo volta a estabilizar em todas as regiões, devido à atuação de uma área de alta pressão. O sol aparece com mais intensidade no Oeste, enquanto o Litoral e áreas da Serra podem registrar maior nebulosidade. As temperaturas, mais amenas no início da semana, entram em gradativa elevação, com máximas entre 21°C e 31°C.
Entre quinta (20) e a manhã de sexta-feira (21), os ventos de nordeste se intensificam, com rajadas entre 50 e 70 km/h entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul. Esse comportamento favorece o aumento da agitação marítima, com ondas de até 3 metros. As temperaturas seguem em elevação, chegando a valores entre 26°C e 32°C, especialmente no Oeste, Vale do Itajaí e Litoral.
A SPDC reforça a orientação para que a população acompanhe os boletins e avisos oficiais, devido à possibilidade de mudanças rápidas nas condições atmosféricas.
Recomendações da Defesa Civil:
- Durante temporais, buscar abrigo em local seguro, afastado de janelas e objetos soltos.
- Em caso de ventos fortes, evitar permanecer próximo a árvores, placas, muros e postes.
- Em situações de chuva intensa, não atravessar áreas alagadas, pontes ou pontilhões submersos.



