Acesse o nosso Canal no WhatsApp!

Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!

Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.

Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.

Acesse e siga agora:

https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t

E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!

Imagem: Fecomércio

O varejo de Santa Catarina manteve trajetória de expansão em setembro. O volume de vendas no Estado avançou 0,4%, enquanto a média nacional apresentou retração de 0,3%. Com esse desempenho, o varejo catarinense acumula alta de 5,9% nos nove primeiros meses de 2025, o segundo melhor resultado do país, atrás apenas do Amapá (+7,4%). Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (13) pelo IBGE, por meio da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC).

No recorte dos últimos 12 meses, Santa Catarina também se destaca, com crescimento de 5,5%, o terceiro maior entre os estados. Para o presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, os resultados superaram as projeções do setor. Ele ressaltou que, mesmo diante de um cenário econômico marcado por juros elevados e inflação acima da meta, o comércio estadual tem apresentado desempenho consistente, impulsionado também por datas como Black Friday e Natal.

Entre os segmentos pesquisados, o melhor resultado no acumulado do ano é o de equipamentos para escritório, informática e comunicação, com alta de 25%.

No varejo ampliado — que inclui materiais de construção, atacarejo e venda de automóveis —, o crescimento acumulado em 2025 é de 2,9% em Santa Catarina. O destaque é o segmento de materiais de construção, que registrou alta de 7,5%, o melhor desempenho do país.