Economia de Santa Catarina cresce acima da média nacional em 2025
Acesse o nosso Canal no WhatsApp!
Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!
Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.
Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.
Acesse e siga agora:
https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t
E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!

Os setores de indústria, comércio e serviços de Santa Catarina apresentaram crescimento superior à média nacional entre janeiro e setembro de 2025, conforme dados do IBGE divulgados nesta semana. O desempenho reforça o cenário de atividade econômica aquecida no estado, mesmo diante de desafios internos e externos.
Na indústria, Santa Catarina acumula alta de 3,1%, frente ao crescimento nacional de 1%. Entre os segmentos que mais contribuíram para o resultado estão fabricação de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos (16,7%), máquinas e equipamentos (6,4%), produtos alimentícios (5,3%) e minerais não metálicos (4,9%).
Os setores de comércio e serviços também registraram expansão. O comércio catarinense cresceu 5,9%, acima da média brasileira de 1,5%, com destaque para artigos de uso pessoal e doméstico (11,9%), hipermercados e supermercados (7,4%), artigos farmacêuticos (4,5%) e combustíveis e lubrificantes (4,1%).
No setor de serviços, a variação foi de 4,1%, contra 2,8% no país. Os avanços mais significativos ocorreram nos serviços prestados às famílias (5,3%) e nos serviços de informação e comunicação (5,2%). Transportes e serviços profissionais, administrativos e complementares apresentaram crescimento de 3,9% cada.
Entre janeiro e setembro, o estado também registrou a criação de 95 mil vagas formais, segundo o Caged, reforçando o cenário de emprego e renda favorável ao consumo e ao dinamismo econômico.



