Acesse o nosso Canal no WhatsApp!

Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!

Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.

Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.

Acesse e siga agora:

https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t

E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!

Foto: Instagram/Divulgação. Decisão deixa quase 1 mil desempregados

Município catarinense que tem pouco mais de 56 mil habitantes perdeu na semana passada a sua maior empregadora de mão de obra privada. A  multinacional alemã da Kromberg & Schubert anunciou em nota oficial o fechamento de sua fábrica de chicotes para motores em Mafra (SC), deixando centenas de famílias desempregadas neste município localizado na divisa com o Paraná e distante 310 km de Florianópolis. Antes dos problemas enfrentados no setor em que atua no fornecimento de sistemas elétricos, cabos e componentes plásticos (outras fábricas continuam no Paraná, Minas Gerais e São Paulo) a K&S chegou a 

Descendente dos pioneiroscontar com 1.200 funcionários. A empresa alemã justificou a medida como parte de um reposicionamento estratégico do grupo, voltado à consolidação e à maior eficiência das operações no país e na América do Sul”.

Foto: Arquivo/Prefeitura de Mafra. Governador Colombo na inauguração

Inauguração e fechamento

Em 2017, o governador Raimundo Colombo e o prefeito Emerson Maas comemoraram a escolha da K&S no município de Mafra. Mass acompanhou toda a evolução da empresa e também o seu fechamento (ele foi reeleito). Um dos motivos – senão o principal – é o custo manter uma fábrica em Mafra e outra em Curitiba, distantes apenas 105 km. Inegavelmente foi uma estratégia errada que só sete anos depois foi corrigida. A Kromberg & Schubert veio para o Brasil em 200 0ao comprar duas fábricas concorrentes, uma em Itatiba (SP) e outra em Curitiba.

Foto: Informe Blumenau/Arquivo. Ex-reitora da FURB

A arquiteta e urbanista Márcia Sardá Espindola assumiu recentemente a presidência da Associação Catarinense das Fundações Catarinenses das Fundações Educacionais (ACAFE), entidade que reúne as 14 instituições de ensino superior no Estado. Segundo o historiador Paulo Vendelino Kons, a nova presidente da ACAFE é descendente de Bartholomeu Sardo e de Margarida Luório, pioneiros da imigração italiana em Santa Catarina e no Brasil. Os 186 imigrantes italianos chegaram à Ilha do Desterro (Florianópolis) em março de 1836.

Liberação de emenda

A Senadora Ivete Appel da Silveira (MDB) anunciou ontem (22) durante reunião do Fórum Parlamentar Catarinense na Amunesc (Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina) que o Ministério da Fazenda autorizou a liberação de sua emenda de R$ 8,5 milhões para que o Município de Joinville construa o Centro Esportivo e Cultural no Morro do Meio, um dos bairros mais carentes e distantes do centro.

Lima x Soares

Domingo, 15h15, acontecerá o jogo de ida da final da Primeira Divisão da Liga Joinvilense de Futebol. A Sercos de Soares e a ACM de Lima se enfrentam no icônico Ernestão. Soares foi revelado pelo Figueirense e já jogou no Grêmio. Lima é o maior artilheiro da Arena e um dos maiores da história do JEC. O jogo da volta será no outro sábado no estádio da Sercos no bairro Costa e Silva, o segundo mais populoso de Joinville.

Se…

Se Jorginho Mello se reeleger governador; se o vice for do MDB; se Jorginho Mello renunciar para concorrer ao Senado em 20230, seu vice assumirá em definitivo em abril do mesmo ano, tempo suficiente para se cacifar como candidato a governador na eleição do mesmo ano.

Encontro do MDB

Em Balneário Camboriú, neste sábado, o nome do MDB que será companheiro de Jorginho Mello em 2026 será o principal assunto no encontro do partido. A executiva estadual está preparando uma grande festa para “apresentar” os pré-candidatos para 2026, menos quem será o vice.  

Podemos em Campo Alegre

Em Campo Alegre, o prefeito Rubens Blaszkowski (PSD) tem na oposição o PL, MDB e PT, mas a novidade é que, em breve, a maioria dos filiados vai migrar para o Podemos, entre eles o presidente da executiva e diretor da Defesa Civil Cléo Machado, que já está organizando o partido da deputada estadual Paulinha no município.

Curtas

– Anelisio Machado (estadual) e Coronel Armando (federal) fecharam a dobradinha do PP de Joinville para 2026. A federação com União Brasil deve lançar outra dobradinha com os vereadores Mateus Batista (federal) e Tânia Larsen (estadual).

– O engenheiro Eduardo Cesconetto ainda não definiu se concorrerá em 2026. Servidor da Celesc (foi duas vezes eleito pelo voto dos funcionários diretor comercial da empresa) deve concorrer a deputado estadual.

– O presidente municipal do MDB de Joinville já foi sondado para ser 1º suplente ao Senado em 2026. Luiz Cláudio Gubert foi candidato a prefeito no ano passado.

– História de suplente: radialista famoso nos anos 90, Ildo Campelo foi convidado a concorrer como suplente de senador. Não aceitou. O candidato foi eleito e quatro anos depois o suplente assumiu.

Fale com o colunista pelo whatsApp (47) 999644082

Ou pelo e-mail luizverissimoscempauta@gmail.com