Acesse o nosso Canal no WhatsApp!

Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!

Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.

Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.

Acesse e siga agora:

https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t

E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!

Foto: Divulgação / SECOM

A Praia do Pontal do Norte, em Itapoá, está ganhando um novo formato com o início das obras de alargamento da faixa de areia. A intervenção é resultado da dragagem de aprofundamento da Baía da Babitonga, realizada em conjunto pelos portos de São Francisco do Sul e Itapoá, e deve beneficiar cerca de 8 quilômetros da orla.

Até o momento, a draga Galileu Galilei já ampliou a faixa de areia em aproximadamente 40 metros de largura ao longo de 300 metros de extensão. A obra promete valorizar a região, criando mais espaço para banhistas e turistas e reforçando a proteção costeira contra a erosão marítima.

A dragagem, iniciada no começo de outubro, representa um investimento de R$ 333 milhões. Inicialmente, parte dos sedimentos era direcionada para uma área em alto-mar, indicada pelo Ibama, mas agora estão sendo reutilizados na recuperação da orla.

Segundo o diretor de Operações do Porto de São Francisco, Guilherme Medeiros, trata-se da maior obra de engordamento de praia em extensão já realizada no Brasil. “A ampliação da orla de Itapoá é uma das características inéditas deste projeto. Além disso, é a primeira Parceria Público-Privada (PPP) entre portos brasileiros e também a primeira vez que sedimentos de dragagem portuária são utilizados na recuperação de uma praia no país”, destacou.

A draga Galileu Galilei possui uma cisterna com capacidade para 18 mil metros cúbicos de areia. Por meio de uma tubulação de 400 metros, o material é transportado e distribuído ao longo da praia. Ao todo, serão removidos 12,5 milhões de metros cúbicos de sedimentos, dos quais 6,5 milhões de toneladas serão aproveitados na obra.

A previsão é que o alargamento da orla de Itapoá seja concluído no segundo semestre de 2026, marcando um novo capítulo para o turismo e a sustentabilidade costeira da região.