Varejo catarinense registra crescimento e alcança melhor resultado desde 2019
Acesse o nosso Canal no WhatsApp!
Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!
Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.
Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.
Acesse e siga agora:
https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t
E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!

O varejo de Santa Catarina voltou a apresentar crescimento em agosto, com alta de 0,3% em relação a julho, já descontados os efeitos sazonais. Com o resultado, o setor acumula avanço de 6% nos oito primeiros meses de 2025, o segundo melhor desempenho entre os estados pesquisados pelo IBGE — atrás apenas do Amapá, que registrou crescimento de 7,1%.
No período de janeiro a agosto, o desempenho catarinense foi o melhor desde 2019, anterior à pandemia de Covid-19. Para o presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, o resultado demonstra a resiliência do setor, mesmo diante de um cenário econômico marcado por juros elevados.
“Foi um bom resultado. O varejo tem mostrado força em meio a condições desafiadoras. A inflação está em queda, e a expectativa é de que isso permita uma redução dos juros. Se ocorrer, 2026 poderá ser um ano ainda mais positivo, apesar das incertezas típicas de um ano eleitoral”, avaliou Dagnoni.
Entre os segmentos que mais contribuíram para o resultado estão artigos de uso pessoal e doméstico, com crescimento acumulado de 12,4% no ano; papelarias (livros, jornais e revistas), com 7,5%; e hipermercados, supermercados e produtos alimentícios, com 7,3%.
No varejo ampliado — que inclui materiais de construção, veículos e atacarejos — o crescimento acumulado em 2025 é de 2,9% no estado.
