Acesse o nosso Canal no WhatsApp!

Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!

Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.

Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.

Acesse e siga agora:

https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t

E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!

FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

Deputados destacam investimentos em escolas, valorização de professores e ações de saúde voltadas ao diabetes e ao câncer de mama

A sessão plenária da manhã desta quinta-feira (16), na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), foi marcada por discursos voltados às áreas da educação e da saúde, além de manifestações sobre a atuação policial no Estado.

Educação: investimentos e valorização docente

O deputado Lucas Neves (Podemos) abriu os pronunciamentos se referindo de forma positiva à secretária de Estado da Educação, Luciane Ceretta, pelas ações de melhoria na estrutura das escolas da rede estadual. Ele destacou o início da licitação para reforma e ampliação da Escola General Pinto Sombra, em Lages, obra aguardada pela comunidade.

O parlamentar também ressaltou o avanço na climatização das unidades escolares, com a instalação de redes de alta tensão e substituição da fiação elétrica. “Em breve, teremos 100% das escolas de Santa Catarina climatizadas, seja para o verão ou para o inverno”, afirmou.

A deputada Paulinha (Podemos), por sua vez, pediu celeridade na tramitação dos projetos de lei voltados à educação, especialmente aqueles relacionados à valorização dos professores. “Mais do que homenagens, este Parlamento deve assumir a responsabilidade de fazer tramitar com agilidade os projetos que tratam da educação”, declarou, lembrando o Dia do Professor, celebrado em 15 de outubro.

Saúde: políticas para diabetes e ações do Outubro Rosa

Na área da saúde, Lucas Neves defendeu que os deputados catarinenses pressionem suas bancadas federais para que o Congresso Nacional derrube o veto presidencial ao projeto que reconhece pessoas com diabetes tipo 1 como pessoas com deficiência, garantindo-lhes direitos e atendimento adequado.

“Essa é uma medida de dignidade e qualidade de vida para milhões de brasileiros que convivem com a doença”, afirmou o parlamentar, que também é autor de proposta semelhante em nível estadual.

Já Paulinha destacou as ações promovidas no Outubro Rosa, voltadas à prevenção e reconstrução da autoestima de mulheres com câncer de mama. Entre elas, a sessão especial pelos 25 anos da AMUCC (Amor e União Contra o Câncer) e o projeto “Traços do Bem”, voltado à reconstrução mamária de mulheres mastectomizadas.

Atuação policial

O deputado Jessé Lopes (PL) manifestou indignação em relação à decisão do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) sobre o caso de uma abordagem policial a uma advogada e sua mãe, em Içara, no ano passado. Segundo o parlamentar, o promotor teria apontado excesso de conduta e falsificação de informações por parte dos policiais, recomendando indenização e perda dos cargos.

Jessé Lopes criticou o encaminhamento do caso e defendeu os agentes. “O promotor, em seu gabinete com ar-condicionado, decidiu que agora está liberado desacatar a polícia. Fico admirado com a força de vontade de vocês em continuar trabalhando”, declarou.