Oposição? As interpretações do vídeo de Jair Júnior em crítica à gestão Carmen Zanotto
Acesse o nosso Canal no WhatsApp!
Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!
Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.
Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.
Acesse e siga agora:
https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t
E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!
Na semana passada, após permanecer mais de cinco meses afastado do cargo, o vice-prefeito de Lages, Jair Júnior, surgiu nas redes sociais com um vídeo impactante. São quase dois minutos de fala repleta de questionamentos sobre a obra da Av. Carahá. O lageano ficou sem entender e a dúvida ficou: Jair será oposição ao próprio governo? Entre outros pontos, é isso que também vamos analisar.

Jair Júnior já demonstrou, ao longo de seus oito anos na Câmara de Vereadores, muita capacidade de argumentação e combatividade excessiva, adjetivos de alguém a ser evitado no confronto direto como opção tática, em contraponto. Evitar o embate, antecipar-se a seus movimentos e neutralizá-lo é a única maneira de evitar o desgaste do governo.
O governo Ceron sentiu na pele o poder de narrativas bem construídas, potencializadas pela comunicação digital. O antecessor de Carmen investiu pesado em infraestrutura, algo que dificilmente se repetirá nos próximos vinte anos. Mesmo assim, não teria sobrevivido ao processo de descredibilização promovido pelas narrativas emplacadas pelo então vereador Jair Júnior, a ponto de não conseguir eleger um sucessor, mesmo na hipótese de não ter enfrentado problemas com a Justiça.
Entretanto, a desinteligência generalizada no entorno de Carmen Zanotto impede uma leitura política adequada. O vice-prefeito continua sendo o político com maior capacidade de reverberação nas redes sociais, mesmo após o revés sofrido. Prova disso é o vídeo que já ultrapassa 100 mil visualizações.
Após a veiculação do vídeo, apontando possíveis falhas no planejamento da obra, a prefeitura acusou o golpe e manteve-se em silêncio. Apenas uma nota mal escrita foi publicada em um portal de notícias, com informações grosseiramente equivocadas, demonstrando grande amadorismo e despreparo na contenção de danos.
Com esse vídeo, Jair demonstra não ter perdido a capacidade de ser ouvido pelo lageano, e coloca pressão sobre o governo de Carmen Zanotto. Agora, sobretudo agora, é precisa agir de forma menos emocional e mais pragmática. Desde quando todos os atos do processo de impeachment foram anulados, nada mais poderia mudar o fato de Jair Júnior continuar como vice-prefeito de Lages.
Demonstrando que Carmen Zanotto foi precipitada ao retirar seu gabinete de dentro da prefeitura e ignorar o ofício enviado pelo próprio vice-prefeito na tentativa de reaver o espaço.
Com essa atitude, Jair coloca o pé na porta forçando uma reação de Carmen Zanotto. A prefeita precisará demonstrar muita habilidade para neutralizá-lo e mantê-lo sob controle, algo pouco provável, considerando seus atos e a falta de pensamento estratégico claro da equipe de gestão.
Carmen está em uma verdadeira sinuca de bico: ou encontra um caminho para reintegrar Jair Júnior ao governo, ou corre o risco de ver sua própria gestão implodir pelas ações de um vice que, com o vídeo crítico, demonstra disposição para investir em uma escalada de oposição sistemática.
