Teste Público da Urna 2025: investigadores iniciam análise dos códigos-fonte dos sistemas eleitorais
Acesse o nosso Canal no WhatsApp!
Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!
Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.
Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.
Acesse e siga agora:
https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t
E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!

Investigadores e investigadoras começaram nesta semana a analisar os códigos-fonte da urna eletrônica e dos sistemas eleitorais no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A atividade faz parte da preparação para o Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais de 2025, que ocorrerá de 1º a 5 de dezembro, e tem como objetivo garantir ainda mais confiabilidade, transparência e segurança ao processo de votação e apuração das Eleições 2026.
A fase atual, que se estende até 17 de outubro, é voltada à elaboração dos planos de teste que serão executados em dezembro. Segundo o coordenador de Tecnologia Eleitoral do TSE, Rafael Azevedo, os participantes receberam uma apresentação técnica sobre o funcionamento da urna e seus componentes. Ele destacou que o sistema eletrônico brasileiro é reconhecido internacionalmente pela sua robustez e segurança.
Dos 148 inscritos, 48 optaram por analisar presencialmente os códigos-fonte. Os demais também poderão apresentar planos de teste, mesmo sem participar dessa etapa inicial, especialmente aqueles que já conhecem os sistemas por terem participado de edições anteriores.
Esta é a 8ª edição do Teste Público da Urna, promovido desde 2009. O evento tornou-se obrigatório em 2016, conforme a Resolução TSE nº 23.444, que determina sua realização preferencialmente no ano anterior às eleições.
Durante o teste, especialistas independentes, representantes de universidades, instituições e órgãos públicos examinam a segurança dos sistemas, buscando identificar possíveis vulnerabilidades e sugerir melhorias.
Entre os sistemas colocados à disposição dos investigadores estão:
- Sistema Gerenciador de Dados, Aplicativos e Interface com a Urna Eletrônica (Gedai-UE);
- Software Básico da Urna Eletrônica, Software de Carga (SCUE) e Gerenciador de Aplicativos (GAP);
- Software de Votação (VOTA), Recuperador de Dados (RED) e Sistema de Apuração (SA);
- Sistemas Transportador, RecArquivos e InfoArquivos;
- Subsistema de Instalação e Segurança (SIS) e KitJE-Connect;
- Sistema Verificador de Integridade e Autenticidade (AVPART);
- e as urnas modelo UE2022, com seus respectivos firmwares e mídias eletrônicas.
De acordo com o TSE, o Teste da Urna é uma demonstração pública do compromisso da Justiça Eleitoral com a lisura e a credibilidade do processo eleitoral. O evento é uma oportunidade para que a sociedade acompanhe e participe da verificação contínua da segurança do voto eletrônico no Brasil.
