Santa Catarina se destaca no Ano Internacional das Cooperativas
Acesse o nosso Canal no WhatsApp!
Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!
Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.
Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.
Acesse e siga agora:
https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t
E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!

Em diferentes regiões de Santa Catarina, histórias de cooperação reforçam a força do setor cooperativista no Estado. No Oeste, o casal Claudete e Giovani cria 2,6 mil suínos destinados à exportação. No Sul, o empresário Alex fabrica piscinas distribuídas em todo o país. Já no Vale do Itajaí, Maria Aparecida e Francisco fazem parte da maior rede supermercadista de Blumenau.
Esses exemplos representam parte dos cerca de 4,7 milhões de catarinenses associados a cooperativas, de acordo com a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc). Isso significa que seis em cada dez habitantes do estado estão ligados a alguma forma de cooperativismo.
Segundo o presidente da Ocesc, Vanir Zanatta, Santa Catarina é hoje o estado mais cooperativista do Brasil. Com mais de 130 anos de tradição, o setor movimentou R$ 91,2 bilhões em 2024 — valor superior ao orçamento estadual, projetado em R$ 52,9 bilhões no mesmo período.
As cooperativas respondem por 30% do PIB catarinense e por 70% das exportações do Estado, impulsionadas principalmente pelo ramo agropecuário. Além da relevância econômica, o cooperativismo também exerce papel significativo nas áreas social e cultural, promovendo inclusão e desenvolvimento local.
“O cooperativismo é formado por pessoas que se unem para resolver problemas comuns. Em Santa Catarina, ele se consolidou como uma força estruturante da economia e parte essencial da identidade do estado”, destacou Zanatta.
O ano de 2025 foi declarado pela ONU como o Ano Internacional das Cooperativas, e a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) promove, ao longo de outubro, uma série de reportagens especiais sobre o tema.
A primeira parte do especial aborda o papel do cooperativismo agropecuário e a atuação da Alesc. Nas próximas semanas, serão destacadas as cooperativas de eletricidade, consumo e crédito. A TVAL também lançou o podcast “Voz Cooperativa”, com a participação do deputado José Milton Scheffer (PP), coordenador da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop-SC), e do presidente da Ocesc, Vanir Zanatta. Todo o conteúdo está disponível na Seção Especiais da Agência AL.
