Semana será marcada por chuva frequente e frio intenso em Santa Catarina
Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!
Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.
Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.
Acesse e siga agora:
https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t
E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!

O avanço de uma frente fria mantém o tempo instável em Santa Catarina ao longo da semana, com previsão de chuva em todas as regiões e queda acentuada das temperaturas. O sistema, que se desloca pelo estado desde ontem (06), pode provocar temporais isolados, rajadas de vento e precipitação intensa em pontos localizados.
Com a passagem da frente fria, o vento muda de direção e passa a soprar do quadrante sul, com intensidade moderada a forte nas áreas litorâneas. As rajadas podem variar entre 50 e 70 km/h, deixando o mar agitado, com ondas entre 2,5 m e 3 m, e picos maiores em alto-mar. Essa condição, aliada à maré astronômica, eleva o risco de alagamentos costeiros, especialmente em Florianópolis e Itajaí.
Hoje, o avanço da massa de ar frio deve provocar queda nas temperaturas em todo o Estado. As máximas não devem ultrapassar os 18°C, e o vento sul aumenta a sensação de frio, principalmente no Litoral. Na madrugada e manhã de quarta (08), as mínimas podem chegar a 3°C na Serra, 7°C no Oeste e Planaltos e 11°C no Litoral.
A Defesa Civil alerta para risco alto de alagamentos costeiros nas áreas litorâneas e risco moderado de desconforto térmico e agravamento de doenças cardiorrespiratórias em razão do frio intenso. A partir de sexta-feira (10), o tempo firme retorna gradualmente ao Oeste, mas o Litoral ainda pode registrar chuva fraca e isolada. Uma nova frente fria deve se aproximar no fim de semana, trazendo novamente chuva para todas as regiões.
Recomendações da Defesa Civil:
- Evitar contato com áreas alagadas e não dirigir em locais com acúmulo de água;
- Não transitar em pontilhões e pontes submersas;
- Buscar abrigo seguro durante temporais, longe de janelas e objetos soltos;
- Evitar se abrigar sob árvores, postes ou placas durante ventos fortes;
- Redobrar a atenção com atividades marítimas e na faixa costeira.
A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SPDC/SC) reforça a importância de acompanhar os boletins meteorológicos oficiais, disponíveis no site e nas redes sociais do órgão.
