Acesse o nosso Canal no WhatsApp!

Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!

Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.

Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.

Acesse e siga agora:

https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t

E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!

Imagem: Freepik

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) lançou a campanha “Desinformação é coisa do passado”, coordenada pelo Comitê Gestor do Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação. A iniciativa tem como objetivo contextualizar, capacitar e informar eleitores e instituições, com ações planejadas até as eleições de 2026.

Segundo Márcio Schiefler Fontes, presidente do Comitê Gestor e juiz substituto do Pleno do TRE-SC, a desinformação não é um fenômeno novo, mas ganhou relevância com as chamadas fake news, que se espalham rapidamente, muitas vezes de forma orquestrada, sobretudo nas redes sociais.

O magistrado destacou que o TRE-SC atua dentro da regra de intervenção mínima no debate político. “O objetivo principal do programa e do nosso Comitê é reduzir os efeitos prejudiciais da desinformação quando ela atinge a Justiça Eleitoral, o processo eleitoral ou o sistema de votação, sem coibir a liberdade de expressão”, explicou.

Denise Schlickmann, coordenadora do Grupo de Apoio Técnico ao Comitê, ressaltou que a desinformação é um problema social amplo, mas a Justiça Eleitoral deve capacitar e informar para reduzir impactos negativos no processo eleitoral.

A campanha está estruturada em três fases:

  1. Contextualização – Desde o lançamento, foram publicados vídeos e posts em redes sociais, além de um hotsite com materiais sobre desinformação eleitoral, incluindo notícias, spots de rádio, trilha de conhecimento e o guia “O que é Desinformação e como enfrentá-la: um guia da Justiça Eleitoral de Santa Catarina”. Três filmetes sobre o tema também foram apresentados no evento e estão disponíveis no hotsite.
  2. Capacitação – Voltada à apresentação de ferramentas e técnicas de verificação de fatos. Uma série de vídeos educativos será publicada no canal oficial do TRE-SC no YouTube em março de 2026.
  3. Enfrentamento da desinformação – Inclui reforço de informações verdadeiras sobre o processo eleitoral, divulgação de canais de denúncia e expansão da campanha para rádio e televisão.

O TRE-SC disponibiliza as principais peças da campanha e o guia prático para consulta pública, reforçando a atuação preventiva da Justiça Eleitoral na proteção da integridade do processo eleitoral.