Acesse o nosso Canal no WhatsApp!

Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!

Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.

Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.

Acesse e siga agora:

https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t

E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!

Imagem: Freepik

A confiança dos empresários do varejo em Santa Catarina caiu em setembro para 93,6 pontos, o menor nível dos últimos quatro anos. O índice representa queda de 14% em relação ao mesmo mês de 2024 e é o pior resultado desde maio de 2021, quando, em meio à pandemia, havia registrado 88,5 pontos.

O indicador mantém trajetória de queda desde novembro de 2024 e está quase 20 pontos abaixo da média histórica de 112,7 pontos. O desempenho catarinense também ficou abaixo da média nacional, que encerrou setembro em 97,2 pontos.

Apesar da retração, as expectativas futuras apresentaram melhora, passando de 114,9 para 117,9 pontos. Entre os subindicadores, cresceram as perspectivas para a economia brasileira (+0,6%), para o comércio (+4,2%) e para as próprias empresas (+2,7%).

De acordo com o presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, a combinação de juros elevados e inflação acima da meta tem pressionado o setor no segundo semestre, mas há indícios de que o período mais negativo esteja ficando para trás.

A intenção de investimentos recuou 5,1% na comparação anual, chegando a 103,3 pontos. A queda foi mais expressiva entre empresas de maior porte (-1,9%). Mesmo assim, o índice permanece próximo da média histórica (105,1 pontos) e acima da média nacional (99,6 pontos).