Acesse o nosso Canal no WhatsApp!

Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!

Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.

Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.

Acesse e siga agora:

https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t

E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!

Roberto Marinho (Wikipedia)

1991: a reinauguração de um monumento histórico.

Prefeitura de Blumenau

A reabertura da Ponte de Ferro, adequadamente restaurada, só aconteceria no dia 6 de setembro de 1991, quando Vilson Kleinubing já havia renunciado ao cargo de Prefeito há alguns meses. Estava alinhavado, desde o ano anterior, que Roberto Marinho viria a Blumenau para o ato. A visita se confirmou e o Presidente da Globo atravessou a ponte, de pé em um carro antigo, na companhia do então Prefeito
Victor Fernando Sasse.

No ato da inauguração, Roberto Marinho afirmou que a ponte era um “símbolo de determinação para progredir da brava gente desta terra, capaz de enfrentar os desastres naturais e de se edificar pelo trabalho.”

Voltando a 1989: a primeira visita.

Kleinubing queria, porém, trazer logo seu novo amigo a Blumenau. Queria acompanhar o chefão da Globo na Oktoberfest enquanto ainda era o Prefeito da cidade. O convite foi feito e Marinho topou. Veio com disposição, embora aquele fosse um ano complicado para ele, em razão da tão polêmica eleição presidencial que viria a ser vencida por Fernando Collor, assunto sobre o qual tratarei mais adiante.

Roberto Marinho festando em Blumenau.

Rainha da Oktoberfest Ingelore Krause; Prefeito Vilson Kleinubing; Roberto Marinho; Presidente Câmara de Vereadores Hasso Muller; Secretário de Planejamento Paulo Gouvêa da Costa). Foto: Arquivo Histórico de Blumenau

O convite original do Prefeito Vilson Kleinubing, para Roberto Marinho visitar Blumenau, tinha como principal estímulo conhecer a grande festa de outubro. E o visitante aproveitou o ensejo e atendeu outra solicitação, também articulada pela equipe do Prefeito: reunir-se com um grupo dos principais empresários da cidade, liderados pelo então Presidente da Associação Comercial de Blumenau Rony Baumgarten, para conversar sobre temas econômicos e políticos.

Além disso, o próprio Marinho acrescentou um terceiro evento, totalmente pessoal, que tinha a ver com sua paixão por cavalos. Ele queria assistir a uma demonstração das habilidades de seus equinos de linhagem, que eram adestrados pelo empresário e “cowboy” Beto Carrero, dono do Parque que leva seu nome. Roberto Marinho foi, durante toda sua vida, um respeitado ginete, vencedor de mais de cem provas equestres nacionais e internacionais.

Operação de risco, resultado nota dez.

Foto: Arquivo Histórico de Blumenau

A visita aos pavilhões da Oktoberfest era vista por muitos, inclusive gente da sua segurança pessoal, como uma operação de risco. Já naquele tempo a Globo inspirava admiração de muitos e também a implicância de alguns. O lendário dono das Organizações Globo poderia, talvez, ser vaiado no trajeto, ser abordado de maneira inconveniente nos apertos da multidão que dançava, cantava e enchia a cara na nossa cidade. Mas, que nada.

Deixa ele comigo, que eu garanto.

O Prefeito Kleinubing assumiu a responsabilidade, assegurou à equipe de RM que o ilustre hóspede da cidade não sofreria perrengue algum em lugar algum de Blumenau. Foi-se então Marinho para a festa onde, logo na chegada, ganhou um chapeuzinho tirolês. E fez o maior sucesso. Para seu grande espanto e alegria, ele era aplaudido por onde passava, muita gente pedia para tirar foto com ele e com Vilson, uma festa.

Foto: Arquivo Histórico de Blumenau

Próxima coluna.

O sigilo que cercava, até o dia de hoje, a viagem de Roberto Marinho a Blumenau.