PLC 016/2025 prevê a criação de 315 cargos e um aumento de R$ 12 milhões na folha de pagamento da prefeitura – e mais
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A promessa de extinção de cargos para enxugar a máquina pública, aumentar a eficiência e a capacidade de investimentos, tão aplaudida e comemorada pelos vereadores da base, foi por água abaixo desde quando a prefeita Carmen Zanotto (Cidadania) decidiu, de um lado, manter os cargos inconstitucionais pendurados por liminar — assim denominados: diretor de auditoria, diretor de corregedoria, diretor de ouvidoria, gerente de corregedoria, gerente de transparência e acesso à informação e assessor de gestão de atos de pessoal; e, de outro, ignorar recomendações do TCE para a extinção de sete cargos de assessoria especial da Procuradoria do Município e exonerá-los.
PLC 016/2025
No entanto, hoje, o projeto de lei complementar 016/2025, que passou a tramitar na Câmara nesta semana, de autoria do executivo, prevê a extinção de 170 cargos e cria outros 315. O debate sobre a necessidade dessa reforma no quadro de pessoal está posto, mas uma coisa não se discute: a promessa de redução de cargos feita em campanha.
Outro ponto indiscutível, já nos primeiros meses, é o caminho escolhido pela nova gestão, que determinará os rumos da administração municipal para os próximos anos. A decisão de criar 315 cargos, onerando a folha de pagamento, sinaliza que teremos um governo com quadro de servidores robusto, mas com capacidade de investimentos reduzida.

Em tramitação, o PLC 016/2025, quando vigorar, fará o governo Carmen Zanotto desembolsar cerca de R$ 13 milhões por ano com os novos cargos, totalizando quase R$ 40 milhões ate o fim do mandato, conforme estimativa de impacto financeiro assinada pelo secretário da Fazenda, Evandro Frigo. Trata-se de valores que poderiam ser utilizados de forma mais eficiente, com investimentos que de fato fariam diferença na vida do cidadão lageano.
Relembre a PLC 01/2025 e como o discurso mudou em poucos meses de governo
Ainda em fevereiro, no ato simbólico da entrega do PLC 01/2025 da reforma administrativa na Câmara de Vereadores (o título do texto oficial da prefeitura foi: “Projeto de Lei da reforma administrativa sugere modificações na estrutura pública e deve gerar economia anual de quase R$ 2 milhões…”), disse a prefeita:
— “A reforma administrativa norteará os trabalhos nos próximos anos e, sobretudo, expõe ações que refletem diretamente os benefícios à nossa gente, com economia, respeito ao dinheiro público e a possibilidade real de investimentos.”

O mesmo texto da prefeitura sobre a reforma administrativa ainda ressaltou: “O compromisso da redução de cargos comissionados faz parte da realidade do Município. Foram reduzidos 42 cargos comissionados…. com a segurança de menos custos e equilíbrio das contas públicas. Se contabilizados os servidores efetivos em cargos de comissão, a economia será ainda maior.”
Contudo, alguns questionamentos são pertinentes: se era possível realizar a redução de cargos conforme prometido, estaria a administração contrariando o próprio discurso para cumprir acertos políticos? Ou, se na prática faltavam servidores, a promessa seria apenas uma utopia?
— Caímos no conto do vigário?
Lucas Neves destina mais de R$ 3 milhões para municípios da Serra Catarinense
O deputado estadual Lucas Neves (Podemos) destinou mais de R$ 3,1 milhões a 16 municípios catarinenses, contemplando 20 demandas nas áreas de saúde, educação, esportes, agricultura, turismo, infraestrutura e lazer. Os recursos serão usados na aquisição de veículos, reformas de escolas e ginásios, melhorias em espaços comunitários, compra de equipamentos de saúde e apoio a iniciativas turísticas.
Essa é a segunda leva de repasses do parlamentar apenas em setembro — no dia 16, outras 14 cidades já haviam recebido quase R$ 2,5 milhões. Desde o início do mandato, Lucas Neves já destinou mais de R$ 50 milhões a municípios do Estado.
Prefeitura de Lages entrega oito veículos para rede de servições de assistência social
A Prefeitura de Lages entregou oito novos veículos para reforçar a rede de serviços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A aquisição, no valor de R$ 783,9 mil, foi viabilizada por uma emenda parlamentar da prefeita Carmen Zanotto, quando ainda era deputada federal, e contrapartida da prefeitura.
Os veículos, padronizados pelo programa MobSUAS, serão utilizados pelas equipes da Secretaria de Assistência Social para otimizar visitas domiciliares e fortalecer o atendimento às populações em situação de vulnerabilidade. Um veículo foi destinado à Irmandade Nossa Senhora das Graças e outro ao Lar Vicentino, enquanto os demais atenderão atividades diárias da rede SUAS.
