Óbito de paciente e sequela em bebê são alvo de sindicância na Saúde do Estado; Líder tucano quer disputar o governo de SC – E outros destaques
Acesse o nosso Canal no WhatsApp!
Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!
Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.
Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.
Acesse e siga agora:
https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t
E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!

A Secretaria de Estado da Saúde abriu sindicâncias para investigar dois casos graves em unidades da rede pública. As ocorrências constam em publicação da Corregedoria da pasta no Diário Oficial de quarta-feira (24).
Um dos casos envolve a morte de um paciente no Instituto de Psiquiatria de Florianópolis. De acordo com o documento, a “suposta negligência” da equipe do plantão noturno teria resultado no óbito. O outro episódio foi registrado na Maternidade Darci Vargas, em Lages, onde a falta de acompanhamento adequado da gestação teria provocado “sequela neurológica permanente” em uma criança.
Além dessas duas situações, a publicação trouxe uma série de outras apurações instauradas contra servidores. Entre os motivos estão: insubordinação funcional, falsificação de receitas médicas controladas, agressões físicas e comportamento inadequado, injúria racial, inassiduidade habitual por acúmulo de faltas injustificadas, falhas na prorrogação de atas de registro de preços que levaram a compras emergenciais, dispensação indevida de soro antielapídico, que é utilizado em casos de picada de cobra, descumprimento de protocolos clínicos, falsificação de atestados médicos e faturamento indevido para recebimento de produtividade.
As ocorrências, que variam em gravidade, indicam um quadro preocupante dentro da estrutura da saúde pública estadual. Mesmo em fase de apuração, os registros apontam para problemas administrativos, falhas de conduta profissional e episódios de violência entre servidores.
Enquanto isso, o governo Jorginho Mello mantém, na propaganda institucional, uma narrativa de eficiência e cuidado com a população, contrastando com o cenário revelado pelos processos em andamento, além dos casos já relatados pela coluna de atrasos em exames, cirurgias e outros procedimentos.
Procurada, a Secretaria de Estado da Saúde informou que os fatos mencionados correm em sigilo, garantindo o contraditório e a ampla defesa dos envolvidos, conforme previsto na legislação. “A SES vem aprimorando, desde 2023, os processos internos de apuração, incluindo o andamento de casos que estavam parados de anos anteriores”, diz a nota.
De olho em 2026

O deputado estadual Marcos Vieira (PSDB) está percorrendo o estado para falar sobre a sua pré-candidatura a governador. “Estou preparado tecnicamente”, afirmou, ao explicar que é preciso fugir da polarização e apresentar preparo para que o eleitor veja que tem opções fora dos discursos ideológicos. Vieira entende que os tucanos podem lançar um bom número de candidatos a deputado estadual e um pouco mais de 20 a federal. Falando como pré-candidato, me disse que o governo atual precisa tirar o pé do freio e botar no acelerador. “Com o dinheiro que o governo tem em caixa, dava para fazer muita coisa. O gestor precisa ter um para-brisa grande para enxergar o horizonte”, afirmou, em tom de crítica à gestão Jorginho Mello (PL).
Problemas
Para o deputado estadual Marcos Vieira (PSDB), Santa Catarina tem problemas macro, a exemplo da falta de um novo corredor do Oeste até os portos, com o objetivo de escoar a produção que é exportada. Destacou a necessidade de obras em rodovias, a exemplo da BR-470, e ressaltou que o projeto de engenharia feito no governo de Carlos Moisés da Silva para o túnel da Serra do Corvo Branco foi deixado de lado pelo atual governo. Vieira também defende a construção de um novo porto em Araranguá. Questionado com quem o PSDB conversará, o líder tucano disse que o partido não deixará de conversar com ninguém. “Vamos conversar com qualquer um que seja. Temos que ter personalidade e saber onde queremos chegar”, afirmou, não escondendo a sua preocupação com o clima no estado antes do pleito. “Pescoço hoje é canela. Eu não vou entrar nessa briga”, destacou.
Desafio tucano
A intenção do deputado estadual Marcos Vieira de disputar o Governo do Estado coloca o PSDB em um grande desafio: atrair parceiros para um projeto que nasce com a necessidade de mais musculatura. Embora seja uma liderança respeitada no meio político e conhecida em boa parte do estado, Vieira tem um partido que hoje conta com apenas 14 prefeitos e um pouco mais de 20 vices. Tudo isso porque os tucanos vêm de um processo brutal de enfraquecimento nacional provocado por um posicionamento errado de suas principais lideranças, que não entenderam o momento político a partir de 2018 e tentaram surfar na onda da extrema-direita, que os rechaçou, junto com outros partidos tradicionais como o MDB. Quem sabe, nessa próxima eleição, o PSDB se reencontre num cenário mais de centro-esquerda, de onde é a sua origem.
Bem avaliado

Santa Catarina conquistou, pelo segundo ano consecutivo, a classificação máxima na Capacidade de Pagamento (CAPAG A+) e no Índice de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal (ICF), do Siconfi. O diretor do Tesouro da Secretaria de Estado da Fazenda, Clóvis Renato Squio, representou o Estado no evento em Brasília. Com o resultado, Santa Catarina integra um seleto grupo de apenas sete estados com a avaliação prévia máxima atribuída pela Secretaria do Tesouro Nacional. Também estão na lista Espírito Santo, Rondônia, Mato Grosso, Paraná, Ceará e Paraíba.
Score do poder público
O indicador, na prática, apura a situação fiscal dos estados que desejam contrair novos empréstimos com garantia da União. A classificação verifica, por exemplo, se há risco de o Estado não honrar novos contratos e funciona como um atestado de aprovação para operações de crédito.
Descumprimento
A Prefeitura de Florianópolis voltou a descumprir determinações do Tribunal de Contas do Estado e elevou o percentual de professores temporários na rede municipal de ensino. Um levantamento mostra que, em abril de 2024, 55,01% dos docentes eram admitidos em caráter temporário, índice que chegou a 56,38% em dezembro do mesmo ano. O relator do processo, conselheiro Aderson Flores, lembrou que em 2017, quando a auditoria começou, o percentual era de 42,39%, evidenciando o agravamento da situação. Segundo os auditores, o plano de ações apresentado pelo município não resolveu as irregularidades.
Não resolveu
Apesar de ter dois concursos públicos em andamento, a Prefeitura de Florianópolis segue recorrendo à contratação de professores temporários. De acordo com relatório do TCE, o edital de 2019 já resultou na chamada de 615 docentes, mas ainda há 3.440 aprovados aguardando nomeação. No concurso de 2023, foram aprovados 3.257 professores e auxiliares, mas não há informações sobre quantos foram convocados. Para a área técnica do tribunal, a realização de um processo seletivo para temporários no fim de 2024 reforça a burla ao instituto do concurso público. O Ministério Público de Contas também se manifestou, lembrando que o prazo legal para cumprimento da meta expirou em 2021 e que cidades de porte semelhante, como Joinville, já atingiram o índice de 90% de professores efetivos. A prefeitura tem até 90 dias para apresentar um novo plano de ação.
Parceria

O Governo do Estado já empenhou mais de R$ 100 mil neste ano para a Jcdecaux Mídia Aeroportos Ltda., empresa de comunicação com sede em São Paulo. A empresa tem como diretora-geral Ana Célia Biondi Rodrigues, cunhada do marqueteiro André Gomes, responsável pela campanha de Jorginho Mello (PL) ao Governo do Estado em 2022. A coluna não encontrou, até o momento, o processo licitatório da contratação da empresa, que, entre outras atividades, atua com o serviço de mídia em aeroportos, especialmente com instalação de tótens. Gomes segue como figura próxima do governador. Além de atuar em sua campanha eleitoral, foi indicado para coordenar a comunicação da candidatura de Sargento Lima à prefeitura de Joinville no ano passado. Gomes foi procurado, mas não respondeu.
Novo comando

O advogado Níkolas Bottós assumiu a presidência da Executiva Estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB) em Santa Catarina. A escolha foi resultado de uma articulação conduzida pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), que busca fortalecer a legenda no estado. Bottós chega ao comando do partido após o afastamento de Israel Rocha, alvo de investigação da Polícia Federal por suposta irregularidade no uso de R$ 1 milhão do fundo eleitoral. O novo presidente terá como principal missão ampliar a presença da sigla em Santa Catarina e preparar o partido para as eleições de 2026.
Israel X Palestina

Em solidariedade ao povo palestino, que está sendo vítima de um verdadeiro genocídio em Gaza, o vereador Bruno Ziliotto (PT) apresentou um projeto de lei que proíbe a Prefeitura de Florianópolis de adquirir armamentos, artefatos, softwares, cursos, treinamentos, dispositivos e equipamentos de defesa ou inteligência oriundos de Israel. Para o vereador, enquanto durarem as violações de direitos humanos em curso na Palestina, os produtos israelenses deverão ser rechaçados pelo governo municipal.
CPI do Esgoto

O deputado estadual Napoleão Bernardes (PSD) será mais um ex-prefeito de Blumenau a ser ouvido na CPI do Esgoto, aberta pela Câmara de Vereadores. A ida de Bernardes está marcada para o próximo dia 3 de outubro, às 14h, no plenário.
Fórum parlamentar

O Fórum Parlamentar Catarinense se reuniu ontem, no auditório da Fiesc, para discutir as principais demandas da Grande Florianópolis. Conduzido pelo deputado federal Pedro Uczai (PT), coordenador do colegiado, o encontro teve a presença do senador Esperidião Amin (Progressistas), da senadora Ivete Appel da Silveira (MDB) e dos deputados federais Valdir Cobalchini (MDB), Jorge Goetten (Republicanos), Luiz Fernando Vampiro (MDB) e Daniela Reinehr (PL). As reivindicações foram divididas em quatro áreas: infraestrutura e mobilidade, educação e pesquisa, saúde e assistência social, além de habitação, meio ambiente e saneamento. Entre os destaques estão as melhorias na BR-101, a conclusão do Contorno Viário, a expansão de universidades e institutos federais, a instalação da Casa da Mulher Brasileira e a recuperação das baías Norte e Sul.
Homenagem

A Prefeitura de Joinville prestou homenagem à delegação que conquistou o título de campeã geral do Parajasc 2025, em Lages. É o oitavo ano que o município alcança a liderança na competição. Com 265 atletas, além de técnicos e equipe de apoio, Joinville alcançou 42 pontos no ranking, consagrando-se campeã nos segmentos de deficiência visual e auditiva e vice nos de deficiência física e intelectual. O prefeito Adriano Silva (Novo) destacou a superação dos paratletas, o orgulho que eles têm de representar Joinville e o reconhecimento nacional que a cidade recebe no paradesporto.
Veja mais postagens desse autor