Acesse o nosso Canal no WhatsApp!

Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!

Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.

Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.

Acesse e siga agora:

https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t

E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!

Imagem: Freepik

O segmento de móveis planejados movimentou R$ 13,8 bilhões em 2024, o equivalente a 17,5% do valor total da produção moveleira no Brasil, segundo pesquisa do IEMI – Inteligência de Mercado. Embora represente apenas 8,8% das unidades produtoras (cerca de 1,9 mil empresas), o setor concentra 12,2% dos empregos, com 30,7 mil trabalhadores, destacando-se pelo uso de mão de obra qualificada e custos de produção mais elevados.

O estudo aponta que os móveis planejados representam 8% das peças fabricadas no país, mas apresentam maior eficiência produtiva e valor agregado. A cozinha é o principal segmento, respondendo por quase 40% da produção nacional. Regionalmente, o Sudeste concentra mais de 40% dos pontos de venda, consolidando-se como o maior mercado consumidor.

Para Marcelo Prado, diretor do IEMI, os planejados vêm se destacando por atender à demanda por exclusividade e personalização. Já Bruno Pauli, presidente do Sindicato das Indústrias do Mobiliário da Grande Florianópolis (SIM), ressalta que o segmento é “uma vitrine do potencial competitivo da indústria moveleira”, ao reunir tecnologia, empregos e eficiência.

Além da análise de mercado, o setor terá destaque no SIM Móbile, evento promovido pelo SIM com apoio da FIESC nesta sexta-feira (26), em Florianópolis. A programação prevê palestras, networking, posse da nova diretoria e entrega do Mérito Associativo, reforçando a importância da indústria moveleira para o desenvolvimento regional.